Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS TERRITÓRIOS ESCOLARES NA FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE A PARTIR DOS SUBPROJETOS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA DA USP

Palavra-chaves: TERRITÓRIOS ESCOLARES, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR OS RESULTADOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DESENVOLVIDOS NOS SUBPROJETOS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES NESTE PROCESSO.  PARA TANTO, PARTIRMOS DE ALGUNS PRESSUPOSTOS. O PRIMEIRO DELES SE REFERE AO ENTENDIMENTO DA PLURALIDADE DOS SABERES NECESSÁRIOS DOCENTES, CONFORME APONTA TARDIF (2008). ESTA PLURALIDADE SE EXPRESSA NA COMPREENSÃO DAS DIFERENTES FONTES, CONTEXTOS, PROCESSOS E SUJEITOS QUE PRECISAM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. A ASSUNÇÃO DESTES PRESSUPOSTOS IMPLICA EM REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DE MANEIRA AINDA RECORRENTE, ESTA RELAÇÃO É PENSADA DE FORMA HIERARQUIZADA, COM O PRIVILEGIAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NA UNIVERSIDADE EM DETRIMENTO DAQUELES CONSTITUÍDOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL NA ESCOLA. REPENSAR ESSA RELAÇÃO É PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONFORME UM MODELO TÉCNICO ESPECIALISTA, CUJA RAIZ ESTÁ NA RACIONALIDADE TÉCNICA EM DOMINAR OS CONTEÚDOS DA ÁREA ESPECÍFICA E CONTEÚDOS PSICOPEDAGÓGICOS. EMBORA ESTES SEJAM ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, COMPREENDEMOS QUE OUTROS CONHECIMENTOS SEJAM FUNDANTES NA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA TÉCNICA. EIS O OUTRO PRESSUPOSTO NO QUAL ASSENTAMOS ESTA INVESTIGAÇÃO, O ENTENDIMENTO DE QUE OS TERRITÓRIOS ESCOLARES CONSTITUEM MEDIAÇÃO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE CONTEXTUALIZADAS. PARTIMOS DA CONCEPÇÃO DO TERRITÓRIO COMO EXPRESSÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTÃO EM SUA CONSTITUIÇÃO. ISSO SIGNIFICA SUPERAR UMA COMPREENSÃO DO MESMO COMO PALCO OU PANO DE FUNDO PARA A OCORRÊNCIA DOS FENÔMENOS. ENQUANTO EXPRESSÃO DO SER SOCIAL E CONDIÇÃO DE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, OS TERRITÓRIOS PRECISAM SER ANALISADOS A PARTIR DAS DINÂMICAS QUE ESTÃO NA BASE DE SUA CONSTITUIÇÃO, BEM COMO PELOS USOS ATUAIS DELES. AS DISPUTAS PELOS USOS DOS TERRITÓRIOS SÃO TAMBÉM REVELADORES DAS RELAÇÕES DE PODER QUE AJUDAM A COMPREENDÊ-LO. PENSAR AS ESCOLAS COMO TERRITÓRIOS É, DESSE MODO, RECONHECÊ-LAS TAMBÉM COMO EXPRESSÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, INCLUSIVE CONSIDERANDO A MULTIESCALARIDADE DELAS, REAFIRMANDO SUAS CONDIÇÕES DE DINAMICIDADE. DESSE MODO, PARTINDO DESTES DOIS PRESSUPOSTOS, BUSCAMOS ANALISAR OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE DESENVOLVIDOS NOS DOIS SUBPROJETOS ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2021. OS SUBPROJETOS FORAM DESENVOLVIDOS EM 6 ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO, SENDO TRÊS UNIDADES PERTENCENTES À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E 3 UNIDADES VINCULADAS A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. AS ESCOLAS SE LOCALIZAM EM TERRITÓRIOS DISTINTOS DA CIDADE DE SÃO PAULO, SENDO 1 DELAS NA REGIÃO CENTRAL E AS OUTRAS 5 EM ÁREAS PERIFÉRICAS. PARTICIPARAM DO PROJETO 60 BOLSISTAS (30 DO PIBID E 30 DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA), 6 DOCENTES SUPERVISORES NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (3 DO PIBID E 3 DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) E DOIS DOCENTES ORIENTADORES NA UNIVERSIDADE (1 DO PIBID E 1 DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA). PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SUBPROJETOS, OS BOLSISTAS FORAM DISTRIBUÍDOS EM GRUPOS DE 10 ESTUDANTES PARA CADA ESCOLAS, SOB A SUPERVISÃO DE UM DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DISSO, OS BOLSISTAS CONSTRUÍRAM PLANOS DE TRABALHOS, CONSIDERANDO O CONTEXTO DA PANDEMIA E A ESPECIFICIDADE DE CADA UMA DAS ESCOLAS. FOI NESTE PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE TRABALHO QUE A MEDIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES SE DEU. CONSTITUI-SE, ASSIM, LEITURAS E ESTUDOS SOBRE O CONCEITO DE TERRITÓRIO E SEUS POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. APÓS ISSO, FORAM FEITOS SEMINÁRIOS, CONDUZIDOS PELOS SUPERVISORES DA ESCOLA BÁSICA, COM O INTUITO DE APRESENTAR CADA UM DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES, SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES, BEM COMO PARA PROBLEMATIZAR OS EFEITOS DA PANDEMIA SOBRE OS SUJEITOS E A EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, COM A RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES NAS ESCOLAS, FOI POSSÍVEL REALIZAR ESTUDOS DO MEIO COM OS BOLSISTAS, COMO INTUITO DE CONHECER OS TERRITÓRIOS ESCOLARES. A PARTIR DESTE CONJUNTO DE DISCUSSÕES, OS PLANOS DE TRABALHO FORAM RECONSTRUÍDOS, CONSIDERANDO A MEDIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES E COLOCADOS EM PRÁTICAS NAS DIFERENTES UNIDADES ESCOLARES. A PARTIR DOS RELATOS PRODUZIDOS PELOS BOLSISTAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS RECONHECIMENTOS DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES, BEM COMO SUA PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL, CONTRIBUEM PARA DIMINUIR A DISTÂNCIA, ACENTUADA AINDA MAIS COM A PANDEMIA, ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ALÉM DISSO, POSSIBILITOU RECONTEXTUALIZAR OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA CONSIDERANDO AS REAIS CONDIÇÕES DOS SUJEITOS. OS TERRITÓRIOS ESCOLARES CUMPRIRAM IMPORTANTE MEDIAÇÃO FORMATIVA, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS DOCENTES REVEREM SUAS PRÁTICAS, PROBLEMATIZAREM MATERIAIS DIDÁTICOS E CURRÍCULOS PRESCRITIVOS, BEM COMO COMPREENDEREM A DIMENSÃO CONTEXTUAL DOS SABERES DOCENTES, O TERRITÓRIO DO PROFESSOR O ESPAÇO ESCOLAR TORNA-SE TERRITÓRIO POR MEIO DO TRABALHO EDUCATIVO CONSCIENTE DO PROFESSOR, QUE POR SUA VEZ REALIZA-SE NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO (FREIRE, 1987), COMPREENDENDO O SUJEITO NAS CONDIÇÕES CONCRETAS E NA SUA INCOMPLETUDE, UMA VEZ QUE SUA REALIZAÇÃO DE SER OCORRE QUANDO OS OUTROS TAMBÉM O SÃO. QUANTO MAIS CONHECER AS CONDIÇÕES CONCRETAS E OBJETIVAS DE EXISTÊNCIA MAIS PODERÁ REFLETIR SOBRE A TRANSFORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. CONHECER AS CONDIÇÕES CONCRETAS DA REALIZAÇÃO DO FAZER-SE PROFESSOR TORNOU-SE FUNDAMENTAL PARA PROBLEMATIZAR TAIS CONDIÇÕES E DESOCULTAR FORMAS PERVERSAS DE COISIFICAÇÃO DO SER E ALIENAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. POR FIM, CONSIDERAMOS A FORMAÇÃO DOCENTE COMO TRABALHO EDUCATIVO, O QUAL REVELA INTENCIONALIDADE E AFASTA-SE DE UMA CONCEPÇÃO ESPONTÂNEA, POIS O TRABALHO EXIGE INSTRUMENTOS E SE TRATANDO DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E OS DIFERENTES CONHECIMENTOS, COMPREENDEMOS OS INSTRUMENTOS CULTURAIS, O CONHECIMENTO ELABORADO, O CONTEXTO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DO SER SOCIAL. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXIGE UMA SÉRIE DE CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS COM A FINALIDADE DE CRIAR A PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA SOCIAL, POR ISSO O FAZER-SE PROFESSOR CONSTITUI-SE NA CONEXÃO SOCIAL, EM SUAS CONDIÇÕES OBJETIVAS E TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS. COM ISSO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENQUANTO TRABALHO EDUCATIVO REVELA-SE COMO ATIVIDADE TELEOLÓGICA, POIS PROJETA-SE NA REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, RECONHECENDO O TERRITÓRIO E A FORMAÇÃO DO SER SOCIAL NA SOCIEDADE."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE UM CONJUNTO DE DESAFIOS NOS MAIS DIFERENTES ÂMBITOS EDUCACIONAIS. NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FOCO DESTE TRABALHO, O PRINCIPAL DESAFIO SE ASSENTOU NA NECESSIDADE DE ARTICULAÇÕES DE PROCESSOS DE DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E OS SEUS SUJEITOS, CONSIDERANDO O IMPEDIMENTO, EM DECORRÊNCIA DO ISOLAMENTO SOCIAL, DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NESTES DOIS ESPAÇOS. PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DEVE DIALOGAR COM OS TERRITÓRIOS ESCOLARES E OS SEUS SUJEITOS, UMA VEZ QUE UMA PARCELA IMPORTANTE DOS CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA É CONSTRUÍDA CONTEXTUALMENTE, BUSCAMOS CONSTRUIR ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO FORMATIVA QUE POSSIBILITASSEM AOS FUTUROS DOCENTES A COMPREENSÃO, MESMO DE MANEIRA REMOTA, DESTES TERRITÓRIOS, DE SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO EDUCATIVO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR OS RESULTADOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DESENVOLVIDOS NOS SUBPROJETOS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES NESTE PROCESSO. PARA TANTO, PARTIRMOS DE ALGUNS PRESSUPOSTOS. O PRIMEIRO DELES SE REFERE AO ENTENDIMENTO DA PLURALIDADE DOS SABERES NECESSÁRIOS DOCENTES, CONFORME APONTA TARDIF (2008). ESTA PLURALIDADE SE EXPRESSA NA COMPREENSÃO DAS DIFERENTES FONTES, CONTEXTOS, PROCESSOS E SUJEITOS QUE PRECISAM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. A ASSUNÇÃO DESTES PRESSUPOSTOS IMPLICA EM REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DE MANEIRA AINDA RECORRENTE, ESTA RELAÇÃO É PENSADA DE FORMA HIERARQUIZADA, COM O PRIVILEGIAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NA UNIVERSIDADE EM DETRIMENTO DAQUELES CONSTITUÍDOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL NA ESCOLA. REPENSAR ESSA RELAÇÃO É PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONFORME UM MODELO TÉCNICO ESPECIALISTA, CUJA RAIZ ESTÁ NA RACIONALIDADE TÉCNICA EM DOMINAR OS CONTEÚDOS DA ÁREA ESPECÍFICA E CONTEÚDOS PSICOPEDAGÓGICOS. EMBORA ESTES SEJAM ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, COMPREENDEMOS QUE OUTROS CONHECIMENTOS SEJAM FUNDANTES NA FORMAÇÃO PARA ALÉM DA TÉCNICA. EIS O OUTRO PRESSUPOSTO NO QUAL ASSENTAMOS ESTA INVESTIGAÇÃO, O ENTENDIMENTO DE QUE OS TERRITÓRIOS ESCOLARES CONSTITUEM MEDIAÇÃO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE CONTEXTUALIZADAS. PARTIMOS DA CONCEPÇÃO DO TERRITÓRIO COMO EXPRESSÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTÃO EM SUA CONSTITUIÇÃO. ISSO SIGNIFICA SUPERAR UMA COMPREENSÃO DO MESMO COMO PALCO OU PANO DE FUNDO PARA A OCORRÊNCIA DOS FENÔMENOS. ENQUANTO EXPRESSÃO DO SER SOCIAL E CONDIÇÃO DE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, OS TERRITÓRIOS PRECISAM SER ANALISADOS A PARTIR DAS DINÂMICAS QUE ESTÃO NA BASE DE SUA CONSTITUIÇÃO, BEM COMO PELOS USOS ATUAIS DELES. AS DISPUTAS PELOS USOS DOS TERRITÓRIOS SÃO TAMBÉM REVELADORES DAS RELAÇÕES DE PODER QUE AJUDAM A COMPREENDÊ-LO. PENSAR AS ESCOLAS COMO TERRITÓRIOS É, DESSE MODO, RECONHECÊ-LAS TAMBÉM COMO EXPRESSÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, INCLUSIVE CONSIDERANDO A MULTIESCALARIDADE DELAS, REAFIRMANDO SUAS CONDIÇÕES DE DINAMICIDADE. DESSE MODO, PARTINDO DESTES DOIS PRESSUPOSTOS, BUSCAMOS ANALISAR OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE DESENVOLVIDOS NOS DOIS SUBPROJETOS ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2021. OS SUBPROJETOS FORAM DESENVOLVIDOS EM 6 ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO, SENDO TRÊS UNIDADES PERTENCENTES À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E 3 UNIDADES VINCULADAS A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. AS ESCOLAS SE LOCALIZAM EM TERRITÓRIOS DISTINTOS DA CIDADE DE SÃO PAULO, SENDO 1 DELAS NA REGIÃO CENTRAL E AS OUTRAS 5 EM ÁREAS PERIFÉRICAS. PARTICIPARAM DO PROJETO 60 BOLSISTAS (30 DO PIBID E 30 DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA), 6 DOCENTES SUPERVISORES NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (3 DO PIBID E 3 DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) E DOIS DOCENTES ORIENTADORES NA UNIVERSIDADE (1 DO PIBID E 1 DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA). PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SUBPROJETOS, OS BOLSISTAS FORAM DISTRIBUÍDOS EM GRUPOS DE 10 ESTUDANTES PARA CADA ESCOLAS, SOB A SUPERVISÃO DE UM DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DISSO, OS BOLSISTAS CONSTRUÍRAM PLANOS DE TRABALHOS, CONSIDERANDO O CONTEXTO DA PANDEMIA E A ESPECIFICIDADE DE CADA UMA DAS ESCOLAS. FOI NESTE PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE TRABALHO QUE A MEDIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES SE DEU. CONSTITUI-SE, ASSIM, LEITURAS E ESTUDOS SOBRE O CONCEITO DE TERRITÓRIO E SEUS POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. APÓS ISSO, FORAM FEITOS SEMINÁRIOS, CONDUZIDOS PELOS SUPERVISORES DA ESCOLA BÁSICA, COM O INTUITO DE APRESENTAR CADA UM DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES, SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES, BEM COMO PARA PROBLEMATIZAR OS EFEITOS DA PANDEMIA SOBRE OS SUJEITOS E A EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, COM A RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES NAS ESCOLAS, FOI POSSÍVEL REALIZAR ESTUDOS DO MEIO COM OS BOLSISTAS, COMO INTUITO DE CONHECER OS TERRITÓRIOS ESCOLARES. A PARTIR DESTE CONJUNTO DE DISCUSSÕES, OS PLANOS DE TRABALHO FORAM RECONSTRUÍDOS, CONSIDERANDO A MEDIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES E COLOCADOS EM PRÁTICAS NAS DIFERENTES UNIDADES ESCOLARES. A PARTIR DOS RELATOS PRODUZIDOS PELOS BOLSISTAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS RECONHECIMENTOS DOS TERRITÓRIOS ESCOLARES, BEM COMO SUA PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL, CONTRIBUEM PARA DIMINUIR A DISTÂNCIA, ACENTUADA AINDA MAIS COM A PANDEMIA, ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ALÉM DISSO, POSSIBILITOU RECONTEXTUALIZAR OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA CONSIDERANDO AS REAIS CONDIÇÕES DOS SUJEITOS. OS TERRITÓRIOS ESCOLARES CUMPRIRAM IMPORTANTE MEDIAÇÃO FORMATIVA, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS DOCENTES REVEREM SUAS PRÁTICAS, PROBLEMATIZAREM MATERIAIS DIDÁTICOS E CURRÍCULOS PRESCRITIVOS, BEM COMO COMPREENDEREM A DIMENSÃO CONTEXTUAL DOS SABERES DOCENTES, O TERRITÓRIO DO PROFESSOR O ESPAÇO ESCOLAR TORNA-SE TERRITÓRIO POR MEIO DO TRABALHO EDUCATIVO CONSCIENTE DO PROFESSOR, QUE POR SUA VEZ REALIZA-SE NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO (FREIRE, 1987), COMPREENDENDO O SUJEITO NAS CONDIÇÕES CONCRETAS E NA SUA INCOMPLETUDE, UMA VEZ QUE SUA REALIZAÇÃO DE SER OCORRE QUANDO OS OUTROS TAMBÉM O SÃO. QUANTO MAIS CONHECER AS CONDIÇÕES CONCRETAS E OBJETIVAS DE EXISTÊNCIA MAIS PODERÁ REFLETIR SOBRE A TRANSFORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. CONHECER AS CONDIÇÕES CONCRETAS DA REALIZAÇÃO DO FAZER-SE PROFESSOR TORNOU-SE FUNDAMENTAL PARA PROBLEMATIZAR TAIS CONDIÇÕES E DESOCULTAR FORMAS PERVERSAS DE COISIFICAÇÃO DO SER E ALIENAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. POR FIM, CONSIDERAMOS A FORMAÇÃO DOCENTE COMO TRABALHO EDUCATIVO, O QUAL REVELA INTENCIONALIDADE E AFASTA-SE DE UMA CONCEPÇÃO ESPONTÂNEA, POIS O TRABALHO EXIGE INSTRUMENTOS E SE TRATANDO DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E OS DIFERENTES CONHECIMENTOS, COMPREENDEMOS OS INSTRUMENTOS CULTURAIS, O CONHECIMENTO ELABORADO, O CONTEXTO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DO SER SOCIAL. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EXIGE UMA SÉRIE DE CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS COM A FINALIDADE DE CRIAR A PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA SOCIAL, POR ISSO O FAZER-SE PROFESSOR CONSTITUI-SE NA CONEXÃO SOCIAL, EM SUAS CONDIÇÕES OBJETIVAS E TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS. COM ISSO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENQUANTO TRABALHO EDUCATIVO REVELA-SE COMO ATIVIDADE TELEOLÓGICA, POIS PROJETA-SE NA REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, RECONHECENDO O TERRITÓRIO E A FORMAÇÃO DO SER SOCIAL NA SOCIEDADE.

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