Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA VAI ÀS ESCOLAS: OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ)

Palavra-chaves: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO REMOTO, MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS, NO FORMATO REMOTO, COM ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ), USANDO RECURSOS DO LEM, NO DECORRER DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIFESSPA. PARA REALIZÁ-LA UTILIZOU-SE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS USOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM FUNDAMENTAÇÃO DE MINAYO (2007). OBSERVAMOS DUAS TURMAS EM 2020 E OUTRAS DUAS TURMAS EM 2021, COMPOSTAS POR ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO SUPRACITADO. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS FORAM USADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VÁRIOS AUTORES (D’AMBRÓSIO, 2004; DIAS, 2021; LORENZATO, 2006; SANTOS, 2020; VIEIRA E SILVA, 2020), QUE NOS DIZEM QUE O LEM DEVE SER MAIS QUE UM MERO DEPÓSITO DE MATERIAIS E, AO UTILIZÁ-LO, É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES SE ESFORÇEM PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS COMPREENSÍVEL PARA OS ALUNOS. A IMPORTÂNCIA DO LEM PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PODE SE DAR, PRINCIPALMENTE, NA TENTATIVA DE COLOCAR ESSES CONTEÚDOS NA REALIDADE DOS DISCENTES DE UMA FORMA MAIS ACESSÍVEL E PALPÁVEL, PODENDO FACILITAR A SUA EXPLICAÇÃO E COMPREENSÃO. PROFESSORES E ALUNOS PODEM INTERAGIR COM A MATEMÁTICA DE UMA FORMA MAIS PRÓXIMA, QUE OS AUXILIEM NESSE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NO FORMATO REMOTO, PERCEBE-SE A AMPLIAÇÃO DA NECESSIDADE DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, O QUE DENOTA QUE OS RECURSOS DO LEM, ALIADOS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, PODEM AUXILIAR NESSE PROCESSO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESTACAM-SE: I) QUANTO AO PLANEJAMENTO DAS OFICINAS PELOS BOLSISTAS: OBSERVOU-SE QUE, EM 2020, FORAM PLANEJADAS VINTE E SEIS OFICINAS, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (NÚMEROS; ÁLGEBRA; GEOMETRIA; GRANDEZAS E MEDIDAS; E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA).  EM 2021, FORAM PLANEJADAS DEZOITO OFICINAS, TAMBÉM, EM CONFORMIDADE COM A BNCC, FAZENDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, A INSERÇÃO DOS RECURSOS DO LEM. PERCEBEU-SE QUE O APOIO DA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA, ATUANDO COMO A PONTE DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PAIS E ALUNOS COM A BOLSISTA E COORDENADORA DO PROJETO, E DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DISPONIBILIZANDO OS CADERNOS DE EXERCÍCIOS, CONTRIBUÍRAM PARA FORTALECER A PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. II) NO QUE SE REFERE À EXECUÇÃO: ACOMPANHOU-SE TODAS AS OFICINAS QUE FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, ATRAVÉS DO APLICATIVO GOOGLE MEET. OS BOLSISTAS USARAM RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÕES EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT E SUAS FERRAMENTAS PARA ESCRITA ONLINE, COMO A CANETA DIGITAL. ELES CRIARAM GRUPOS PARA AS TURMAS NO APLICATIVO WHATSAPP, PARA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM, PARA DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS E VIDEOAULAS. DURANTE AS OFICINAS FORAM ELABORADOS RECURSOS, SEMELHANTES AQUELES QUE COMPÕEM O ACERVO DO LEM. PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OS BOLSISTAS UTILIZARAM OUTROS RECURSOS, COMO O QUIZ MATEMÁTICO E O BINGO COM TABUADA. NOTOU-SE QUE CONFORME AS OFICINAS IAM SENDO EXECUTADAS A INTERAÇÃO ENTRE BOLSISTAS/ALUNOS E ENTRE ALUNO/ALUNO FOI CRESCENDO, POIS NO INÍCIO OS ALUNOS DEMONSTRARAM DIFICULDADE PARA PERMANECER COM OS ÁUDIOS E CÂMERAS LIGADOS, O QUE FOI SENDO SUPERADO NO DECORRER DO PROJETO. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS ERAM MAIS PARTICIPATIVOS QUANDO OS BOLSISTAS CONSEGUIAM TRABALHAR O CONTEÚDO RELACIONADO COM UM RECURSO DO LEM. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA ISSO FORAM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO FORMATO REMOTO, TAIS COMO: DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET; FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS; LIMITAÇÕES QUANTO À CONSTRUÇÃO DOS RECURSOS DO LEM, POIS ALGUNS RECURSOS UTILIZADOS PARA EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDOS UM POUCO MAIS COMPLEXOS NÃO SÃO POSSÍVEIS DE SEREM RECRIADOS COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO, ENTRE OUTROS. III) EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO: OBSERVOU-SE QUE OS BOLSISTAS E A COORDENADORA DO PROJETO TINHAM O CUIDADO DE FAZEREM REUNIÕES SEMANAIS PARA DISCUTIR SOBRE A EXECUÇÃO DAS OFICINAS, AVALIAR SE OS MATERIAIS E CONTEÚDOS SELECIONADOS ERAM OS MAIS ADEQUADOS E PARA FAZEREM MUDANÇAS QUANDO NECESSÁRIO. NOTOU-SE QUE A AVALIAÇÃO DAS OFICINAS FOI SOB DUAS PERSPECTIVAS: A) SOB A ÓTICA DOS DISCENTES: OS BOLSISTAS ELABORARAM FORMULÁRIOS, NO APLICATIVO GOOGLE FORMS, CONTENDO ALGUMAS QUESTÕES SOBRE COMO OS ALUNOS AVALIAVAM AS OFICINAS, SE ELES TINHAM ALGUMA SUGESTÃO PARA MELHORÁ-LAS E SE OS RECURSOS DO LEM OS AJUDAVAM A TER UMA COMPREENSÃO MELHOR DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ENTRE OUTRAS. VALE FRISAR QUE ESSE ESPAÇO DE SUGESTÕES PODE TER CONTRIBUÍDO PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DURANTE AS OFICINAS, POIS NOTOU-SE QUE COM ISSO OS ALUNOS SE SENTIAM MAIS À VONTADE PARA SE EXPRESSAR E EXPOR SUAS DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS; B) SOB A ÓTICA DOS BOLSISTAS: ELES ELABORARAM ALGUNS FORMULÁRIOS COM QUESTÕES ABORDANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS PARA QUE OS ALUNOS RESPONDESSEM, POIS ASSIM PODIAM AVALIAR SE OS ESTUDANTES ESTAVAM COMPREENDENDO OS CONTEÚDOS. PORÉM, É IMPORTANTE FRISAR QUE O PRINCIPAL INDICADOR QUE OS BOLSISTAS UTILIZAVAM PARA FAZER ESSA AVALIAÇÃO ERA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POIS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES SEMPRE TENTAVAM MANTER UM DIÁLOGO CONSTANTE COM OS DISCENTES E BUSCAVAM FERRAMENTAS NOVAS A FIM DE DESPERTAREM A ATENÇÃO E O INTERESSE DOS PARTICIPANTES NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, POIS UMA DAS DIFICULDADES CONSTATADAS NO MEIO REMOTO É A FALTA DE CONCENTRAÇÃO DOS EDUCANDOS NO MOMENTO DAS AULAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS AÇÕES NO FORMATO REMOTO NÃO SUBSTITUEM O FORMATO PRESENCIAL E DEIXAM LACUNAS QUANTO AOS OBJETIVOS OBSERVADOS NA VERSÃO ORIGINAL DO PROJETO, POR IMPOSSIBILITAR A IDA ÀS ESCOLAS LEVANDO O LEM E A INSERÇÃO REAL NESSES ESPAÇOS. PORÉM, ELAS TÊM CONTRIBUÍDO PARA QUE MUITOS ALUNOS TENHAM ACESSO À APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DAS QUAIS SE DISTANCIARAM COM CONTEXTO PANDÊMICO, MESMO QUE SEJA POR MEIO VIRTUAL. 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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) OFERTOU NOS ANOS LETIVOS DE 2020 E 2021 A MAIORIA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO FORMATO REMOTO, INCLUSIVE OS PROJETOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO QUE CONSEGUISSEM FAZER ADAPTAÇÕES PARA SEREM EXECUTADOS NESSE FORMATO. NESSE CONTEXTO ESTÁ O PROJETO DE EXTENSÃO “O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA VAI ÀS ESCOLAS: OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ”, QUE CONTA COM O APOIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX) DA UNIFESSPA, CUJA EQUIPE RESPONSÁVEL REORGANIZOU E EXECUTOU O PLANEJAMENTO DAS OFICINAS QUE SERIAM PRESENCIAIS PARA O FORMATO REMOTO, UTILIZANDO MATERIAIS DISPONÍVEIS EM SUAS RESIDÊNCIAS, NO INTUITO DE CONTRIBUIR PARA A CONTINUIDADE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS USANDO RECURSOS SEMELHANTES AOS ENCONTRADOS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM). ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS, NO FORMATO REMOTO, COM ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ), USANDO RECURSOS DO LEM, NO DECORRER DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIFESSPA. PARA REALIZÁ-LA UTILIZOU-SE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS USOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM FUNDAMENTAÇÃO DE MINAYO (2007). OBSERVAMOS DUAS TURMAS EM 2020 E OUTRAS DUAS TURMAS EM 2021, COMPOSTAS POR ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO SUPRACITADO. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS FORAM USADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VÁRIOS AUTORES (D’AMBRÓSIO, 2004; DIAS, 2021; LORENZATO, 2006; SANTOS, 2020; VIEIRA E SILVA, 2020), QUE NOS DIZEM QUE O LEM DEVE SER MAIS QUE UM MERO DEPÓSITO DE MATERIAIS E, AO UTILIZÁ-LO, É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES SE ESFORÇEM PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS COMPREENSÍVEL PARA OS ALUNOS. A IMPORTÂNCIA DO LEM PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PODE SE DAR, PRINCIPALMENTE, NA TENTATIVA DE COLOCAR ESSES CONTEÚDOS NA REALIDADE DOS DISCENTES DE UMA FORMA MAIS ACESSÍVEL E PALPÁVEL, PODENDO FACILITAR A SUA EXPLICAÇÃO E COMPREENSÃO. PROFESSORES E ALUNOS PODEM INTERAGIR COM A MATEMÁTICA DE UMA FORMA MAIS PRÓXIMA, QUE OS AUXILIEM NESSE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NO FORMATO REMOTO, PERCEBE-SE A AMPLIAÇÃO DA NECESSIDADE DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, O QUE DENOTA QUE OS RECURSOS DO LEM, ALIADOS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, PODEM AUXILIAR NESSE PROCESSO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESTACAM-SE: I) QUANTO AO PLANEJAMENTO DAS OFICINAS PELOS BOLSISTAS: OBSERVOU-SE QUE, EM 2020, FORAM PLANEJADAS VINTE E SEIS OFICINAS, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (NÚMEROS; ÁLGEBRA; GEOMETRIA; GRANDEZAS E MEDIDAS; E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA). EM 2021, FORAM PLANEJADAS DEZOITO OFICINAS, TAMBÉM, EM CONFORMIDADE COM A BNCC, FAZENDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, A INSERÇÃO DOS RECURSOS DO LEM. PERCEBEU-SE QUE O APOIO DA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA, ATUANDO COMO A PONTE DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PAIS E ALUNOS COM A BOLSISTA E COORDENADORA DO PROJETO, E DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DISPONIBILIZANDO OS CADERNOS DE EXERCÍCIOS, CONTRIBUÍRAM PARA FORTALECER A PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. II) NO QUE SE REFERE À EXECUÇÃO: ACOMPANHOU-SE TODAS AS OFICINAS QUE FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, ATRAVÉS DO APLICATIVO GOOGLE MEET. OS BOLSISTAS USARAM RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÕES EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT E SUAS FERRAMENTAS PARA ESCRITA ONLINE, COMO A CANETA DIGITAL. ELES CRIARAM GRUPOS PARA AS TURMAS NO APLICATIVO WHATSAPP, PARA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM, PARA DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS E VIDEOAULAS. DURANTE AS OFICINAS FORAM ELABORADOS RECURSOS, SEMELHANTES AQUELES QUE COMPÕEM O ACERVO DO LEM. PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OS BOLSISTAS UTILIZARAM OUTROS RECURSOS, COMO O QUIZ MATEMÁTICO E O BINGO COM TABUADA. NOTOU-SE QUE CONFORME AS OFICINAS IAM SENDO EXECUTADAS A INTERAÇÃO ENTRE BOLSISTAS/ALUNOS E ENTRE ALUNO/ALUNO FOI CRESCENDO, POIS NO INÍCIO OS ALUNOS DEMONSTRARAM DIFICULDADE PARA PERMANECER COM OS ÁUDIOS E CÂMERAS LIGADOS, O QUE FOI SENDO SUPERADO NO DECORRER DO PROJETO. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS ERAM MAIS PARTICIPATIVOS QUANDO OS BOLSISTAS CONSEGUIAM TRABALHAR O CONTEÚDO RELACIONADO COM UM RECURSO DO LEM. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA ISSO FORAM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO FORMATO REMOTO, TAIS COMO: DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET; FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS; LIMITAÇÕES QUANTO À CONSTRUÇÃO DOS RECURSOS DO LEM, POIS ALGUNS RECURSOS UTILIZADOS PARA EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDOS UM POUCO MAIS COMPLEXOS NÃO SÃO POSSÍVEIS DE SEREM RECRIADOS COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO, ENTRE OUTROS. III) EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO: OBSERVOU-SE QUE OS BOLSISTAS E A COORDENADORA DO PROJETO TINHAM O CUIDADO DE FAZEREM REUNIÕES SEMANAIS PARA DISCUTIR SOBRE A EXECUÇÃO DAS OFICINAS, AVALIAR SE OS MATERIAIS E CONTEÚDOS SELECIONADOS ERAM OS MAIS ADEQUADOS E PARA FAZEREM MUDANÇAS QUANDO NECESSÁRIO. NOTOU-SE QUE A AVALIAÇÃO DAS OFICINAS FOI SOB DUAS PERSPECTIVAS: A) SOB A ÓTICA DOS DISCENTES: OS BOLSISTAS ELABORARAM FORMULÁRIOS, NO APLICATIVO GOOGLE FORMS, CONTENDO ALGUMAS QUESTÕES SOBRE COMO OS ALUNOS AVALIAVAM AS OFICINAS, SE ELES TINHAM ALGUMA SUGESTÃO PARA MELHORÁ-LAS E SE OS RECURSOS DO LEM OS AJUDAVAM A TER UMA COMPREENSÃO MELHOR DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ENTRE OUTRAS. VALE FRISAR QUE ESSE ESPAÇO DE SUGESTÕES PODE TER CONTRIBUÍDO PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DURANTE AS OFICINAS, POIS NOTOU-SE QUE COM ISSO OS ALUNOS SE SENTIAM MAIS À VONTADE PARA SE EXPRESSAR E EXPOR SUAS DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS; B) SOB A ÓTICA DOS BOLSISTAS: ELES ELABORARAM ALGUNS FORMULÁRIOS COM QUESTÕES ABORDANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS PARA QUE OS ALUNOS RESPONDESSEM, POIS ASSIM PODIAM AVALIAR SE OS ESTUDANTES ESTAVAM COMPREENDENDO OS CONTEÚDOS. PORÉM, É IMPORTANTE FRISAR QUE O PRINCIPAL INDICADOR QUE OS BOLSISTAS UTILIZAVAM PARA FAZER ESSA AVALIAÇÃO ERA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POIS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES SEMPRE TENTAVAM MANTER UM DIÁLOGO CONSTANTE COM OS DISCENTES E BUSCAVAM FERRAMENTAS NOVAS A FIM DE DESPERTAREM A ATENÇÃO E O INTERESSE DOS PARTICIPANTES NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, POIS UMA DAS DIFICULDADES CONSTATADAS NO MEIO REMOTO É A FALTA DE CONCENTRAÇÃO DOS EDUCANDOS NO MOMENTO DAS AULAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS AÇÕES NO FORMATO REMOTO NÃO SUBSTITUEM O FORMATO PRESENCIAL E DEIXAM LACUNAS QUANTO AOS OBJETIVOS OBSERVADOS NA VERSÃO ORIGINAL DO PROJETO, POR IMPOSSIBILITAR A IDA ÀS ESCOLAS LEVANDO O LEM E A INSERÇÃO REAL NESSES ESPAÇOS. PORÉM, ELAS TÊM CONTRIBUÍDO PARA QUE MUITOS ALUNOS TENHAM ACESSO À APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DAS QUAIS SE DISTANCIARAM COM CONTEXTO PANDÊMICO, MESMO QUE SEJA POR MEIO VIRTUAL. ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE ALUNOS DE ESCOLAS PERIFÉRICAS E DE OUTROS MUNICÍPIOS O QUE, TALVEZ, NÃO FOSSE POSSÍVEL FAZER DE FORMA PRESENCIAL, O QUE PODE SER MANTIDO NO FORMATO REMOTO MESMO QUANDO DO RETORNO AO PRESENCIAL.

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