RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE RESIDENTES DURANTE O ENSINO REMOTO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85015 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 736 "inscrito_id" => 1255 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE RESIDENTES DURANTE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "PROPORCIONANDO ALÉM DO CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POSSIBILITA UMA MAIOR ASSOCIAÇÃO DA PRÁTICA DE SALA DE AULA COM DIVERSOS CAMPOS TEÓRICOS DO ENSINO. O RELATO APRESENTADO NESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FALAR SOBRE AS DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE DUAS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DO 7º PERÍODO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR) QUE ATUAM E CONTINUAM JUNTAS DE FORMA REMOTA SUAS ATIVIDADES DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19), COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS MESMAS APARECERAM NAS SUAS ATIVIDADE DOCENTES, PARA EM SEGUIDA, MOSTRAR AS DEVIDAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE DESSAS RESIDENTES, A PARTIR DESSA VIVÊNCIA. O ENSINO REMOTO VEM SENDO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE GRUPO NO WHATSAPP NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD), ONDE OS PROFESSORES REALIZAM AULAS SÍNCRONAS, ATRAVÉS DE VÍDEOS, ÁUDIOS, ESCRITA E IMAGENS DE ATIVIDADES. ESSA FORMA REMOTA DE APLICAR A PRÁTICA CONFIGURA-SE UM DESAFIO PARA FUTUROS PROFESSORES QUE ATÉ O MOMENTO TIVERAM UMA FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA VOLTADA PARA PRÁTICAS NO ENSINO PRESENCIAL. A RESPONSABILIDADE QUE JÁ DEVERIA SER DIVIDIDA ENTRE PAIS E PROFESSORES, AGORA FAZ MAIS SENTIDO. MAIS DO QUE NUNCA, FAMÍLIA E ESCOLA CAMINHAM JUNTAS PARA QUE ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA SE CONCRETIZE E TENHA BONS RESULTADOS. APESAR DOS OBSTÁCULOS E DIFICULDADES, PODEMOS ENCONTRAR PONTOS POSITIVOS EM TODA ESSA VIVÊNCIA. FOI O MOMENTO DE BUSCAR NOVOS MEIOS DE ENSINO QUE TALVEZ NÃO FOSSEM USADOS EM UMA AULA PRESENCIAL." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PANDEMIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1255_18112021191527.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLA DE CERQUEIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "MIKAELLA" "autor_email" => "mikaellacs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85015 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 736 "inscrito_id" => 1255 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE RESIDENTES DURANTE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "PROPORCIONANDO ALÉM DO CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POSSIBILITA UMA MAIOR ASSOCIAÇÃO DA PRÁTICA DE SALA DE AULA COM DIVERSOS CAMPOS TEÓRICOS DO ENSINO. O RELATO APRESENTADO NESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FALAR SOBRE AS DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE DUAS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DO 7º PERÍODO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR) QUE ATUAM E CONTINUAM JUNTAS DE FORMA REMOTA SUAS ATIVIDADES DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19), COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS MESMAS APARECERAM NAS SUAS ATIVIDADE DOCENTES, PARA EM SEGUIDA, MOSTRAR AS DEVIDAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE DESSAS RESIDENTES, A PARTIR DESSA VIVÊNCIA. O ENSINO REMOTO VEM SENDO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE GRUPO NO WHATSAPP NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD), ONDE OS PROFESSORES REALIZAM AULAS SÍNCRONAS, ATRAVÉS DE VÍDEOS, ÁUDIOS, ESCRITA E IMAGENS DE ATIVIDADES. ESSA FORMA REMOTA DE APLICAR A PRÁTICA CONFIGURA-SE UM DESAFIO PARA FUTUROS PROFESSORES QUE ATÉ O MOMENTO TIVERAM UMA FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA VOLTADA PARA PRÁTICAS NO ENSINO PRESENCIAL. A RESPONSABILIDADE QUE JÁ DEVERIA SER DIVIDIDA ENTRE PAIS E PROFESSORES, AGORA FAZ MAIS SENTIDO. MAIS DO QUE NUNCA, FAMÍLIA E ESCOLA CAMINHAM JUNTAS PARA QUE ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA SE CONCRETIZE E TENHA BONS RESULTADOS. APESAR DOS OBSTÁCULOS E DIFICULDADES, PODEMOS ENCONTRAR PONTOS POSITIVOS EM TODA ESSA VIVÊNCIA. FOI O MOMENTO DE BUSCAR NOVOS MEIOS DE ENSINO QUE TALVEZ NÃO FOSSEM USADOS EM UMA AULA PRESENCIAL." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PANDEMIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1255_18112021191527.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLA DE CERQUEIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "MIKAELLA" "autor_email" => "mikaellacs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }