ASTRONOMIA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O ENSINO DE
FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE
DOS ESTUDANTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84636 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 1841 "titulo" => """ ASTRONOMIA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O ENSINO DE \r\n FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE \r\n DOS ESTUDANTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO """ "resumo" => "A ASTRONOMIA TEM SE MOSTRADO RELEVANTE TEMA GERADOR PARA DESPERTAR O INTERESSE E PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE TRABALHO RELATA O DESENVOLVIMENTO DE DUAS ATIVIDADES NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), POR LICENCIANDOS DO CURSO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", CÂMPUS DE BAURU – SP, DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO, EM RAZÃO DA PANDEMIA DA COVID-19. A PRIMEIRA ATIVIDADE, FOI CONCEBIDA USANDO A METODOLOGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E PRIORIZOU ASPECTOS DA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA, PARA INTRODUZIR O ESTUDO DA CINEMÁTICA EM QUE O MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES FORAM USADOS PARA SE ABORDAR OS CONCEITOS DE REFERENCIAL, DE REPOUSO E DE MOVIMENTO; O USO DE SIMULADORES CONTRIBUIU PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO E A ATIVIDADE CONTEMPLOU TAMBÉM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONCEITUAL SOBRE O ASSUNTO. A SEGUNDA ATIVIDADE FOI A PREPARAÇÃO DA PALESTRA INTITULADA FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA SOLAR E MUNDOS POTENCIALMENTE HABITÁVEIS, QUE FOI MINISTRADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET. NA PALESTRA HOUVE IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUE SE MOSTRARAM CURIOSOS E INTERESSADOS, CONFIRMANDO O POTENCIAL DO ASSUNTO PARA DESPERTAR INTERESSE E ENGAJAR OS ESTUDANTES. A PREPARAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS DUAS ATIVIDADES PROPORCIONARAM IMPORTANTE APRENDIZADO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, EM PARTICULAR PARA OS LICENCIANDOS, SOBRE AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO. O MATERIAL PRODUZIDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO, PELOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, EM OUTRAS OPORTUNIDADES, POR EXEMPLO COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL, NO FUTURO BREVE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, ENSINO, FÍSICA, PALESTRA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1841_26102021205321.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA GONÇALVES FARIA ROCHA " "autor_nome_curto" => "LARISSA " "autor_email" => "lgf.rocha@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84636 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 1841 "titulo" => """ ASTRONOMIA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O ENSINO DE \r\n FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE \r\n DOS ESTUDANTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO """ "resumo" => "A ASTRONOMIA TEM SE MOSTRADO RELEVANTE TEMA GERADOR PARA DESPERTAR O INTERESSE E PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE TRABALHO RELATA O DESENVOLVIMENTO DE DUAS ATIVIDADES NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), POR LICENCIANDOS DO CURSO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", CÂMPUS DE BAURU – SP, DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO, EM RAZÃO DA PANDEMIA DA COVID-19. A PRIMEIRA ATIVIDADE, FOI CONCEBIDA USANDO A METODOLOGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E PRIORIZOU ASPECTOS DA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA, PARA INTRODUZIR O ESTUDO DA CINEMÁTICA EM QUE O MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES FORAM USADOS PARA SE ABORDAR OS CONCEITOS DE REFERENCIAL, DE REPOUSO E DE MOVIMENTO; O USO DE SIMULADORES CONTRIBUIU PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO E A ATIVIDADE CONTEMPLOU TAMBÉM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONCEITUAL SOBRE O ASSUNTO. A SEGUNDA ATIVIDADE FOI A PREPARAÇÃO DA PALESTRA INTITULADA FORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA SOLAR E MUNDOS POTENCIALMENTE HABITÁVEIS, QUE FOI MINISTRADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET. NA PALESTRA HOUVE IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUE SE MOSTRARAM CURIOSOS E INTERESSADOS, CONFIRMANDO O POTENCIAL DO ASSUNTO PARA DESPERTAR INTERESSE E ENGAJAR OS ESTUDANTES. A PREPARAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS DUAS ATIVIDADES PROPORCIONARAM IMPORTANTE APRENDIZADO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, EM PARTICULAR PARA OS LICENCIANDOS, SOBRE AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO. O MATERIAL PRODUZIDO ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO, PELOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, EM OUTRAS OPORTUNIDADES, POR EXEMPLO COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL, NO FUTURO BREVE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, ENSINO, FÍSICA, PALESTRA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1841_26102021205321.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA GONÇALVES FARIA ROCHA " "autor_nome_curto" => "LARISSA " "autor_email" => "lgf.rocha@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }