Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONJUNTURA DO DISCENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, DOCENTE, METODOLOGIA, , Comunicação Oral (CO) ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
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      A CONJUNTURA DO DISCENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL \r\n
      NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
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      JUSTIFICA-SE QUE NESSE CONTEXTO DE AULAS REMOTAS, DESTACA-SE A SITUAÇÃO DO DISCENTE COM DEFICIÊNCIA, QUE \r\n
      ACABA FICANDO COM GRANDES PREJUÍZOS NO QUE SE REFERE A EDUCAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, DENTRE OUTROS, POIS O \r\n
      ISOLAMENTO ATRAPALHA MUITO O SEU DESENVOLVIMENTO. A PRESENTE PESQUISA TEM COMO PROPÓSITO ENTENDER \r\n
      COMO ESTÁ OCORRENDO O PROCESSO DE ENSINO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REMOTO. \r\n
      OBJETIVA-SE COM O PRESENTE ESTUDO ANALISAR AS SITUAÇÕES QUE SURGIRAM NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO \r\n
      DESTES ALUNOS PERTENCENTES AO ENSINO MÉDIO REGULAR QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, COM INTUITO \r\n
      DE IDENTIFICAR A REALIDADE DESSES JOVENS PARA TRAZER A DISCUSSÃO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTES, \r\n
      SEGUNDO O RELATO DE UMA PROFESSORA QUE ACOMPANHA ESSES ESTUDANTES NO PERÍODO PANDÊMICO E COMO A \r\n
      EDUCAÇÃO INCLUSIVA PODE CONTRIBUIR NO CONTEXTO ATUAL. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A EDUCAÇÃO \r\n
      INCLUSIVA NÃO SE DEFINE NA INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR. É UMA EDUCAÇÃO PARA \r\n
      TODOS OS ALUNOS, JÁ QUE TODAS AS PESSOAS SÃO DIFERENTES, ASSIM, A INCLUSÃO RESULTA NO RECONHECIMENTO DAS \r\n
      DIFERENÇAS DE CADA SER HUMANO E NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE E ESCOLA PARA TODOS, RESPEITANDO AS \r\n
      SUAS CARACTERÍSTICAS, MAS COM O CENÁRIO PANDÊMICO MUDOU TAMBÉM O CONTEXTO EDUCACIONAL, \r\n
      IMPOSSIBILITANDO AS AULAS PRESENCIAIS, ASSIM AS ESCOLAS PRECISARAM ADERIR AO ENSINO REMOTO, COM INTUITO \r\n
      DE CONTINUAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PODE-SE DESTACAR ALGUMAS PROBLEMÁTICAS QUE \r\n
      SURGIRAM JUNTO A ESSA MODALIDADE DE ENSINO, COMO O ACESSO À TECNOLOGIA NECESSÁRIA PARA ACOMPANHAR AS \r\n
      AULAS E ATIVIDADES, POIS EM MUITAS RESIDÊNCIAS TÊM-SE SOMENTE UM APARELHO CELULAR PARA SER \r\n
      COMPARTILHADO COM MAIS DE UM DISCENTE, ASSIM COMO NÃO SE TEM UM AMBIENTE ADEQUADO E LIVRE DE RUÍDOS \r\n
      QUE POSSAM ATRAPALHAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. MAS É AMPLIFICADA ESSA PROBLEMÁTICA QUANDO SE \r\n
      TRATA DO ENSINO VOLTADO PARA ALUNOS QUE APRESENTAM ALGUMA DEFICIÊNCIA. DIANTE DISSO, ALUNOS E \r\n
      PROFESSORES TIVERAM QUE MODIFICAR SEUS HÁBITOS E SE ADAPTAR AO NOVO MODELO DE ENSINO QUE APRESENTA \r\n
      LIMITAÇÕES, E SE ESTABELECER COMO UM SISTEMA EDUCACIONAL EFICAZ. O TERMO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, USADO \r\n
      PARA REFERIR-SE A PESSOA COM ALGUMA LIMITAÇÃO COGNITIVA, SURGIU NO SÉCULO XXI. ESTE TERMO VEM SENDO \r\n
      AMPLAMENTE EMPREGADO NAS REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE REFERENCIAM A \r\n
      PESSOA COM DEFICIÊNCIA E DEFENDE OS DIREITOS EM DOCUMENTOS LEGAIS DE ÂMBITO NACIONAL, INTERNACIONAL E \r\n
      TAMBÉM NO MEIO ACADÊMICO-CIENTÍFICO. A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VEIO AMPLIAR E SUBSTITUIR AS CONOTAÇÕES \r\n
      ERRÔNEAS ASSOCIADAS AOS TRANSTORNOS MENTAIS. O EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NA MAIORIA DAS \r\n
      VEZES, APRESENTA DIFICULDADES PARA COMPREENDER IDEIAS ABSTRATAS, RESOLVER PROBLEMAS, A NOÇÃO DE TEMPO \r\n
      E OS VALORES, ESTABELECER RELAÇÕES SOCIAIS, ENTENDER E OBEDECER ÀS REGRAS, E REALIZAR ATIVIDADES COTIDIANAS. \r\n
      DESSA FORMA, É NECESSÁRIO CADA VEZ MAIS INCLUIR O ALUNO COM DI NO AMBIENTE REMOTO, PARA APLICAR \r\n
      PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES E PARTICULARIDADE DE CADA UMA DESSAS PESSOAS, A FIM \r\n
      DE PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E AMENIZAR OS EFEITOS PROPORCIONADOS PELA PANDEMIA. \r\n
      O OBJETIVO DA INCLUSÃO É INTEGRAR OS ALUNOS COM DI EM ESCOLAS REGULARES, COM A VISÃO QUE CADA UM SER \r\n
      1LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      CINTIA.MARCIEL.SOUSA07@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      2LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      IRANEIDE.MOREIRA.ARAUJO04@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      3LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      LUCIANA.LUZ.SANTOS61@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      4PROFESSOR ORIENTADOR - MESTRANDO EM QUÍMICA PLENA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UF, \r\n
      PROFESSORWESCLLE@HOTMAIL.COM.\r\n
      HUMANO TEM SUAS PARTICULARIDADES, AS QUAIS DEVEM SER COMPREENDIDAS E RESPEITADAS, BASEANDO-SE NA \r\n
      ABORDAGEM HUMANÍSTICA. EM TEMPOS DE PANDEMIA, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESTACA-SE POR SER UM GRANDE \r\n
      DESAFIO. É NECESSÁRIO QUE A COMUNIDADE ESCOLAR OPORTUNIZE AÇÕES INCLUSIVAS DE ACESSO PARA DIMINUIR AS \r\n
      BARREIRAS QUE ESTÃO IMPEDINDO A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS REMOTAS. É IMPORTANTE QUE AS \r\n
      INSTITUIÇÕES DE ENSINO CADA VEZ MAIS ACOLHAM E ESCUTEM OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS, PARA ENTENDER AS SUAS \r\n
      NECESSIDADES, PRIORIZAR A CONEXÃO, O BEM-ESTAR DE CADA UM E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO \r\n
      (AEE). NAS AULAS ONLINE, BUSCAR A IMPLEMENTAÇÃO DA LUDICIDADE, DA ESTIMULAÇÃO E ACOLHIMENTO DOS \r\n
      ESTUDANTES. ESSES RECURSOS FACILITAM O ROMPIMENTO DAS BARREIRAS E TORNAM O ENSINO MAIS ATRATIVO E \r\n
      DINÂMICO. COMO METODOLOGIA, PARA COLETA DE DADOS ADOTA-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, UMA VEZ QUE A \r\n
      REFLEXÃO PARTE DE MATERIAIS JÁ PUBLICADOS, COMO ARTIGOS, EMPREGA-SE UM QUESTIONÁRIO COM 13 PERGUNTAS \r\n
      NO GOOGLE FORMULÁRIOS PARA UMA PROFESSORA QUE ESTÁ ENCARREGADA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL \r\n
      ESPECIALIZADO (AEE) DE DETERMINADA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO. COMO RESULTADOS, NA DETERMINADA ESCOLA \r\n
      DE ENSINO MÉDIO, NA QUAL REALIZOU-SE A PESQUISA, CONTÉM 88 ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL, INCLUINDO \r\n
      DISCENTES DA SEDE E DAS EXTENSÕES, DOS QUAIS 18 ESTUDANTES ESTÃO SOB ACOMPANHAMENTO DE DETERMINADA \r\n
      PROFESSORA NO AEE. O ENSINO REMOTO E O ISOLAMENTO SOCIAL MUDARAM O CENÁRIO EDUCACIONAL, SOBRETUDO, \r\n
      AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL QUE NECESSITAM DE INTERAÇÃO SOCIAL. FOI CONFIRMADO PELA \r\n
      PROFESSORA, QUE A ESCOLA PROVÊ RECURSOS E FERRAMENTAS, COMO UMA SALA COM ALGUNS INSTRUMENTOS QUE SÃO \r\n
      NECESSÁRIOS (COMPUTADORES, CADEIRA DE RODAS E ANDADOR), DISPÕE TAMBÉM DE VIDEOCHAMADAS, ATIVIDADES \r\n
      ADAPTADAS, JOGOS EDUCATIVOS DE VÁRIOS NÍVEIS, ONDE JÁ CONFECCIONOU ALGUNS JOGOS E ATIVIDADES ADAPTADAS. \r\n
      É ESTIMULANTE O RELATO DA PROFESSORA, QUE MESMO NESSE PERÍODO E AS BARREIRAS QUE SURGEM, COMO A FALTA \r\n
      DE RECURSOS FINANCEIROS E APARELHOS NO ENSINO PÚBLICO, ENCONTRA-SE DISCENTES QUE BUSCAM POR UMA \r\n
      ABORDAGEM METODOLÓGICA ALTERNATIVA PARA MINIMIZAR ESSA PROBLEMÁTICA. CONCLUI-SE, O CONTEXTO \r\n
      PANDÊMICO QUE ESTAMOS VIVENDO E O ENSINO REMOTO É DESAFIADOR, JÁ QUE MUDOU A FORMA DE ENSINAR E \r\n
      ESTUDAR, AUMENTANDO DRASTICAMENTE AS DESIGUALDADES SOCIAIS, POIS OS ALUNOS COM POUCAS CONDIÇÕES \r\n
      FINANCEIRAS SÃO OS MAIS AFETADOS NESSE ENSINO. ADEMAIS, O ISOLAMENTO SOCIAL DIFICULTOU A RELAÇÃO DOS \r\n
      ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, JÁ QUE ESTES SÃO OS QUE MAIS PRECISAM DE INTERAÇÃO SOCIAL PARA O SEU \r\n
      DESENVOLVIMENTO, DIANTE DE TODA A PROBLEMÁTICA, PERCEBE-SE QUE NA ESCOLA ONDE REALIZOU-SE A PESQUISA,\r\n
      TEM-SE A PREOCUPAÇÃO COM O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS A \r\n
      FIM DE MANTER A PARTICIPAÇÃO DESSE PÚBLICO E ADOTANDO METODOLOGIA DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE \r\n
      CADA UM. ASSIM, NOTA-SE QUE MESMO COM AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO, HÁ PREOCUPAÇÃO PARA QUE \r\n
      ESSES ALUNOS DESENVOLVAM AS ATIVIDADES, SEJAM IMPRESSAS OU DIGITAIS.
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      1LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      CINTIA.MARCIEL.SOUSA07@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      2LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      IRANEIDE.MOREIRA.ARAUJO04@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
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      REFLEXÃO PARTE DE MATERIAIS JÁ PUBLICADOS, COMO ARTIGOS, EMPREGA-SE UM QUESTIONÁRIO COM 13 PERGUNTAS \r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

JUSTIFICA-SE QUE NESSE CONTEXTO DE AULAS REMOTAS, DESTACA-SE A SITUAÇÃO DO DISCENTE COM DEFICIÊNCIA, QUE ACABA FICANDO COM GRANDES PREJUÍZOS NO QUE SE REFERE A EDUCAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, DENTRE OUTROS, POIS O ISOLAMENTO ATRAPALHA MUITO O SEU DESENVOLVIMENTO. A PRESENTE PESQUISA TEM COMO PROPÓSITO ENTENDER COMO ESTÁ OCORRENDO O PROCESSO DE ENSINO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REMOTO. OBJETIVA-SE COM O PRESENTE ESTUDO ANALISAR AS SITUAÇÕES QUE SURGIRAM NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO DESTES ALUNOS PERTENCENTES AO ENSINO MÉDIO REGULAR QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, COM INTUITO DE IDENTIFICAR A REALIDADE DESSES JOVENS PARA TRAZER A DISCUSSÃO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTES, SEGUNDO O RELATO DE UMA PROFESSORA QUE ACOMPANHA ESSES ESTUDANTES NO PERÍODO PANDÊMICO E COMO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PODE CONTRIBUIR NO CONTEXTO ATUAL. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NÃO SE DEFINE NA INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR. É UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS OS ALUNOS, JÁ QUE TODAS AS PESSOAS SÃO DIFERENTES, ASSIM, A INCLUSÃO RESULTA NO RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS DE CADA SER HUMANO E NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE E ESCOLA PARA TODOS, RESPEITANDO AS SUAS CARACTERÍSTICAS, MAS COM O CENÁRIO PANDÊMICO MUDOU TAMBÉM O CONTEXTO EDUCACIONAL, IMPOSSIBILITANDO AS AULAS PRESENCIAIS, ASSIM AS ESCOLAS PRECISARAM ADERIR AO ENSINO REMOTO, COM INTUITO DE CONTINUAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PODE-SE DESTACAR ALGUMAS PROBLEMÁTICAS QUE SURGIRAM JUNTO A ESSA MODALIDADE DE ENSINO, COMO O ACESSO À TECNOLOGIA NECESSÁRIA PARA ACOMPANHAR AS AULAS E ATIVIDADES, POIS EM MUITAS RESIDÊNCIAS TÊM-SE SOMENTE UM APARELHO CELULAR PARA SER COMPARTILHADO COM MAIS DE UM DISCENTE, ASSIM COMO NÃO SE TEM UM AMBIENTE ADEQUADO E LIVRE DE RUÍDOS QUE POSSAM ATRAPALHAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. MAS É AMPLIFICADA ESSA PROBLEMÁTICA QUANDO SE TRATA DO ENSINO VOLTADO PARA ALUNOS QUE APRESENTAM ALGUMA DEFICIÊNCIA. DIANTE DISSO, ALUNOS E PROFESSORES TIVERAM QUE MODIFICAR SEUS HÁBITOS E SE ADAPTAR AO NOVO MODELO DE ENSINO QUE APRESENTA LIMITAÇÕES, E SE ESTABELECER COMO UM SISTEMA EDUCACIONAL EFICAZ. O TERMO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, USADO PARA REFERIR-SE A PESSOA COM ALGUMA LIMITAÇÃO COGNITIVA, SURGIU NO SÉCULO XXI. ESTE TERMO VEM SENDO AMPLAMENTE EMPREGADO NAS REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE REFERENCIAM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E DEFENDE OS DIREITOS EM DOCUMENTOS LEGAIS DE ÂMBITO NACIONAL, INTERNACIONAL E TAMBÉM NO MEIO ACADÊMICO-CIENTÍFICO. A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VEIO AMPLIAR E SUBSTITUIR AS CONOTAÇÕES ERRÔNEAS ASSOCIADAS AOS TRANSTORNOS MENTAIS. O EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NA MAIORIA DAS VEZES, APRESENTA DIFICULDADES PARA COMPREENDER IDEIAS ABSTRATAS, RESOLVER PROBLEMAS, A NOÇÃO DE TEMPO E OS VALORES, ESTABELECER RELAÇÕES SOCIAIS, ENTENDER E OBEDECER ÀS REGRAS, E REALIZAR ATIVIDADES COTIDIANAS. DESSA FORMA, É NECESSÁRIO CADA VEZ MAIS INCLUIR O ALUNO COM DI NO AMBIENTE REMOTO, PARA APLICAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES E PARTICULARIDADE DE CADA UMA DESSAS PESSOAS, A FIM DE PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E AMENIZAR OS EFEITOS PROPORCIONADOS PELA PANDEMIA. O OBJETIVO DA INCLUSÃO É INTEGRAR OS ALUNOS COM DI EM ESCOLAS REGULARES, COM A VISÃO QUE CADA UM SER 1LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, CINTIA.MARCIEL.SOUSA07@ALUNO.IFCE.EDU.BR; 2LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, IRANEIDE.MOREIRA.ARAUJO04@ALUNO.IFCE.EDU.BR; 3LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, LUCIANA.LUZ.SANTOS61@ALUNO.IFCE.EDU.BR; 4PROFESSOR ORIENTADOR - MESTRANDO EM QUÍMICA PLENA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UF, PROFESSORWESCLLE@HOTMAIL.COM. HUMANO TEM SUAS PARTICULARIDADES, AS QUAIS DEVEM SER COMPREENDIDAS E RESPEITADAS, BASEANDO-SE NA ABORDAGEM HUMANÍSTICA. EM TEMPOS DE PANDEMIA, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESTACA-SE POR SER UM GRANDE DESAFIO. É NECESSÁRIO QUE A COMUNIDADE ESCOLAR OPORTUNIZE AÇÕES INCLUSIVAS DE ACESSO PARA DIMINUIR AS BARREIRAS QUE ESTÃO IMPEDINDO A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS REMOTAS. É IMPORTANTE QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO CADA VEZ MAIS ACOLHAM E ESCUTEM OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS, PARA ENTENDER AS SUAS NECESSIDADES, PRIORIZAR A CONEXÃO, O BEM-ESTAR DE CADA UM E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). NAS AULAS ONLINE, BUSCAR A IMPLEMENTAÇÃO DA LUDICIDADE, DA ESTIMULAÇÃO E ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES. ESSES RECURSOS FACILITAM O ROMPIMENTO DAS BARREIRAS E TORNAM O ENSINO MAIS ATRATIVO E DINÂMICO. COMO METODOLOGIA, PARA COLETA DE DADOS ADOTA-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, UMA VEZ QUE A REFLEXÃO PARTE DE MATERIAIS JÁ PUBLICADOS, COMO ARTIGOS, EMPREGA-SE UM QUESTIONÁRIO COM 13 PERGUNTAS NO GOOGLE FORMULÁRIOS PARA UMA PROFESSORA QUE ESTÁ ENCARREGADA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DE DETERMINADA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO. COMO RESULTADOS, NA DETERMINADA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, NA QUAL REALIZOU-SE A PESQUISA, CONTÉM 88 ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL, INCLUINDO DISCENTES DA SEDE E DAS EXTENSÕES, DOS QUAIS 18 ESTUDANTES ESTÃO SOB ACOMPANHAMENTO DE DETERMINADA PROFESSORA NO AEE. O ENSINO REMOTO E O ISOLAMENTO SOCIAL MUDARAM O CENÁRIO EDUCACIONAL, SOBRETUDO, AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL QUE NECESSITAM DE INTERAÇÃO SOCIAL. FOI CONFIRMADO PELA PROFESSORA, QUE A ESCOLA PROVÊ RECURSOS E FERRAMENTAS, COMO UMA SALA COM ALGUNS INSTRUMENTOS QUE SÃO NECESSÁRIOS (COMPUTADORES, CADEIRA DE RODAS E ANDADOR), DISPÕE TAMBÉM DE VIDEOCHAMADAS, ATIVIDADES ADAPTADAS, JOGOS EDUCATIVOS DE VÁRIOS NÍVEIS, ONDE JÁ CONFECCIONOU ALGUNS JOGOS E ATIVIDADES ADAPTADAS. É ESTIMULANTE O RELATO DA PROFESSORA, QUE MESMO NESSE PERÍODO E AS BARREIRAS QUE SURGEM, COMO A FALTA DE RECURSOS FINANCEIROS E APARELHOS NO ENSINO PÚBLICO, ENCONTRA-SE DISCENTES QUE BUSCAM POR UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA ALTERNATIVA PARA MINIMIZAR ESSA PROBLEMÁTICA. CONCLUI-SE, O CONTEXTO PANDÊMICO QUE ESTAMOS VIVENDO E O ENSINO REMOTO É DESAFIADOR, JÁ QUE MUDOU A FORMA DE ENSINAR E ESTUDAR, AUMENTANDO DRASTICAMENTE AS DESIGUALDADES SOCIAIS, POIS OS ALUNOS COM POUCAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS SÃO OS MAIS AFETADOS NESSE ENSINO. ADEMAIS, O ISOLAMENTO SOCIAL DIFICULTOU A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, JÁ QUE ESTES SÃO OS QUE MAIS PRECISAM DE INTERAÇÃO SOCIAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, DIANTE DE TODA A PROBLEMÁTICA, PERCEBE-SE QUE NA ESCOLA ONDE REALIZOU-SE A PESQUISA, TEM-SE A PREOCUPAÇÃO COM O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS A FIM DE MANTER A PARTICIPAÇÃO DESSE PÚBLICO E ADOTANDO METODOLOGIA DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE CADA UM. ASSIM, NOTA-SE QUE MESMO COM AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO, HÁ PREOCUPAÇÃO PARA QUE ESSES ALUNOS DESENVOLVAM AS ATIVIDADES, SEJAM IMPRESSAS OU DIGITAIS.

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