O DEBATE INTELIGENTE NA ATUAÇÃO DO PIBID NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84844 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 429 "inscrito_id" => 302 "titulo" => "O DEBATE INTELIGENTE NA ATUAÇÃO DO PIBID NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM CENTRADAS NO ESTUDANTE, CONFERINDO A ESTE UM PAPEL ATIVO COM A RESPONSABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. VISANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES, AS ATIVIDADES PROPOSTAS ENVOLVEM ESTUDOS, ANÁLISES, PESQUISAS A FIM DE SOLUCIONAR UM PROBLEMA OU UM CASO. VERIFICA-SE QUE HÁ AMPLA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS E TÉCNICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS, COM DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, OS MÉTODOS ATIVOS BUSCAM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE DURANTE TODO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS E SIMULADAS, DE ATIVIDADE QUE DEMANDAM PESQUISA E ESTUDO, INDO ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA, O QUAL ESTIMULA A CURIOSIDADE, AUTONOMIA, ENGAJAMENTO E CONSEQUENTEMENTE A AUTOAPRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AO ESTUDANTE QUE ELE SEJA O PROTAGONISTA DE SUA EDUCAÇÃO. O SUB PROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR) FOI ELABORADO PARA ATUAR PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS, E COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE MÉTODOS ATIVOS, PORÉM COM O SURGIMENTO DO CORONAVÍRUS SARS-COV-2, QUE CAUSOU A PANDEMIA MUNDIAL DA DOENÇA COVID-19, EM MARÇO DE 2020, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E AS ESCOLAS PARANAENSE SEGUINDO OS DECRETOS NACIONAIS E ESTADUAIS FECHARAM TEMPORARIAMENTE, COM A SUSPENSÃO DA AULAS PRESENCIAIS PARA O EFETIVO ISOLAMENTO SOCIAL, PROMOVENDO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), UMA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ASSIM, COM O ERE HOUVE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NAS ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DO PIBID NO ÂMBITO ESCOLAR, SEM COMPROMETER OS OBJETIVOS QUE VISAM A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS E A MELHORIA DA QUALIDADE DAS AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNESPAR NO CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA (PR), A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS É AMPLAMENTE EXPLORADA PELOS DOCENTES NAS AULAS DA GRADUAÇÃO, COM INCENTIVOS DA UTILIZAÇÃO PELOS ACADÊMICOS SUAS AULAS DE REGÊNCIA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E EM PROJETOS COMO O PIBID. ASSIM, OS ACADÊMICOS PARTICIPANTES DO PIBID, DURANTE AS AULAS DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA GRADUAÇÃO, CONHECERAM A METODOLOGIA ATIVA DO DEBATE INTELIGENTE, QUE VISA GARANTIR A QUALIDADE NA DEFESA E CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS, COM O ENFOQUE EM AJUDAR OS ESTUDANTES A DISCUTIREM SUAS IDEIAS, LEVANDO EM CONTA AS PESQUISAS ANTERIORMENTE FEITAS SOBRE UM DETERMINADO TEMA. AINDA ESTE AJUDA A LEVAR UM PONTO DE VISTA DIFERENTE AO ESTUDANTE, ONDE ELE TERÁ ARGUMENTOS RACIONAIS PARA DEFENDER O SEU POSICIONAMENTO. OBJETIVANDO A APLICAÇÃO E O CONHECIMENTO DE DIFERENTES MÉTODOS ATIVOS, FOI PROPOSTO AOS PIBIDIANOS QUE EM TRIOS ESCOLHESSEM UM MÉTODO ATIVO PARA APLICAR EM UM GRUPO MENOR DE PIBIDIANOS E POSTERIORMENTE COM OS ALUNOS DO COLÉGIO ATENDIDO PELAS BOLSISTAS. A APLICAÇÃO DO DEBATE INTELIGENTE OCORREU DE FORMA REMOTA E SÍNCRONA ATRAVÉS DA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, COM O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL. OPTARAM POR TRABALHAR DOIS TEMAS QUE SÃO POLÊMICOS: A EDUCAÇÃO SEXUAL DENTRO DAS ESCOLAS, E A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO. ESSA APLICAÇÃO TEVE OBJETIVO DE PROMOVER UM DEBATE PROMOVENDO A TROCA DE INFORMAÇÕES, ONDE OS PARTICIPANTES INCIALMENTE PESQUISARAM ARGUMENTOS PARA EMBASAR AS SUAS OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO, NÃO SOMENTE ACHISMOS PARA DENTRO DA DISCUSSÃO. OS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO PIBID FORAM DIVIDIDOS EM QUATRO DUPLAS ATRAVÉS DE UM SORTEIO ONLINE. DUAS DUPLAS DISCUTIRAM SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL, SENDO QUE UMA DUPLA TROUXE ARGUMENTOS A FAVOR E A OUTRA CONTRA O TEMA. DA MESMA FORMA ACONTECEU COM A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO. O DEBATE INICIOU EM QUEM IRIA DEFENDER A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO, E POSTERIORMENTE QUEM IRIA SER CONTRA A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO, ASSIM SEGUINDO O TEMA SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS. CADA DUPLA TEVE 3 MINUTOS PARA EXPOR OS SEUS ARGUMENTOS, E POSTERIORMENTE A OUTRA DUPLA QUESTIONAVA OS ARGUMENTOS EXPOSTOS, TENDO UM TEMPO MÁXIMO DE 1 MINUTO PARA ELUCIDAR AS SUAS RESPOSTAS. O DEBATE INTELIGENTE FOI MUITO PROVEITOSO, TODAS OS PIBIDIANOS ESTAVAM BEM EMBASADAS E TROUXERAM BASTANTES DADOS NUMÉRICOS, PARA EXPOR SEUS ARGUMENTOS. O CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES CONSEGUIU ENRIQUECER OS EMBASAMENTOS DE TODO O GRUPO, DESENVOLVENDO DISCUSSÕES ENRIQUECEDORAS. OS RESULTADOS FORAM MAIS QUE SATISFATÓRIOS E ESTES RESPONDERAM BEM AOS OBJETIVOS ESPERADOS. O RESPEITO E A ORGANIZAÇÃO FORAM O DESTAQUE DESSE ENCONTRO, ALÉM DE APRESENTAREM OPINIÕES DIVERSAS, DEMONSTRARAM ATENÇÃO E EDUCAÇÃO TODOS OS MOMENTOS. APÓS APLICAÇÃO DO DEBATE, FOI DISPONIBILIZADO UM FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS AOS PARTICIPANTES, COM IDEIA DE OBTER DADOS SOBRE A DIFICULDADE ENCONTRADA PELOS MESMOS. NA PRIMEIRA APLICAÇÃO, 78% DOS PIBIDIANOS NÃO TIVERAM DIFICULDADES EM REALIZAR O DEBATE E 22% ENCONTRARAM DIFICULDADES EM ARGUMENTAR CONTRA OS ASSUNTOS QUE ERAM A FAVOR. NA SEGUNDA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA, REALIZADA NO COLÉGIO ESTADUAL INOCÊNCIO DE OLIVEIRA AOS ESTUDANTES, 66,7% DOS ALUNOS NÃO POSSUÍRAM DIFICULDADES COM A FORMULAÇÃO DE ARGUMENTOS E 33,3% DESCREVERAM QUE OS ASSUNTOS SÃO DELICADOS E POLÊMICOS PORTANTO, ENCONTRARAM DIFICULDADES EM FORMULAR UMA OPINIÃO. O DEBATE INTELIGENTE, NITIDAMENTE, AJUDA O ALUNO A FORMAR UM PENSAMENTO CRÍTICO, ANALISAR OS ARGUMENTOS DO OPONENTE E DEFENDER SEU POSICIONAMENTO. ALÉM DISSO, DESENVOLVE O RESPEITO, COMPREENSÃO, CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO E APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES, DEMONSTRANDO QUE TODOS PODEM E DEVEM CONTRIBUIR PARA UMA DISCUSSÃO ENRIQUECEDORA, CLARAMENTE OBSERVADO NESSA ATIVIDADE DO DEBATE INTELIGENTE, EMBASADA N APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DEVERIA ESTAR PRESENTE EM TODAS AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. AINDA, O ENSINO TRADICIONAL ESTÁ MUITO PRESENTE NAS ESCOLAS E MUITAS VEZES NÃO ATINGE TODOS OS TIPOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. QUANDO O ALUNO TEM ACESSO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, COMEÇA APRENDER EM UM PROCESSO CHAMADO DESIGN ABERTO, ONDE SERÁ ENFRENTADO DESAFIOS COMPLEXOS QUE IRÃO AMPLIAR O CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS PARA A VIDA FUTURA, AJUDANDO A FAZER ESCOLHAS REALIZADAS. PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS É MUITO IMPORTANTE A ATUAÇÃO DELE COMO PROFESSOR, PARA QUE SEJA PREPARADO DE FORMA MAIS GERAL E ADEQUADA, O FUTURO PROFISSIONAL. COMPREENDE-SE QUE É NECESSÁRIO ENGLOBAR ESSES MÉTODOS ATIVOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, NO QUAL É VISTA NA MAIORIA DAS VEZES, COMO UMA DISCIPLINA DIFÍCIL, E QUE ABRANGE GRANDE PARTE DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES, NO ENTANTO, CONSIDERA-SE QUE É UM DESAFIO À DOCÊNCIA, EM UMA ERA QUE AS TECNOLOGIAS SE ENCONTRAM EM TUDO, O PROFESSOR PRECISAR BUSCAR POR MEIO DE PESQUISAS, NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO QUE FACILITE A APRENDIZAGEM DO ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO SEXUAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID302_26102021203334.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA LUANA VARENHOLT" "autor_nome_curto" => "THALI" "autor_email" => "thalitaluanavarenholt@gma" "autor_ies" => "UNESPAR - CAMPUS DE UNIÃO DA VITORIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84844 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 429 "inscrito_id" => 302 "titulo" => "O DEBATE INTELIGENTE NA ATUAÇÃO DO PIBID NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM CENTRADAS NO ESTUDANTE, CONFERINDO A ESTE UM PAPEL ATIVO COM A RESPONSABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. VISANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES, AS ATIVIDADES PROPOSTAS ENVOLVEM ESTUDOS, ANÁLISES, PESQUISAS A FIM DE SOLUCIONAR UM PROBLEMA OU UM CASO. VERIFICA-SE QUE HÁ AMPLA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS E TÉCNICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS, COM DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, OS MÉTODOS ATIVOS BUSCAM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE DURANTE TODO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS E SIMULADAS, DE ATIVIDADE QUE DEMANDAM PESQUISA E ESTUDO, INDO ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA, O QUAL ESTIMULA A CURIOSIDADE, AUTONOMIA, ENGAJAMENTO E CONSEQUENTEMENTE A AUTOAPRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AO ESTUDANTE QUE ELE SEJA O PROTAGONISTA DE SUA EDUCAÇÃO. O SUB PROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR) FOI ELABORADO PARA ATUAR PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS, E COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE MÉTODOS ATIVOS, PORÉM COM O SURGIMENTO DO CORONAVÍRUS SARS-COV-2, QUE CAUSOU A PANDEMIA MUNDIAL DA DOENÇA COVID-19, EM MARÇO DE 2020, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E AS ESCOLAS PARANAENSE SEGUINDO OS DECRETOS NACIONAIS E ESTADUAIS FECHARAM TEMPORARIAMENTE, COM A SUSPENSÃO DA AULAS PRESENCIAIS PARA O EFETIVO ISOLAMENTO SOCIAL, PROMOVENDO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), UMA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ASSIM, COM O ERE HOUVE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NAS ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DO PIBID NO ÂMBITO ESCOLAR, SEM COMPROMETER OS OBJETIVOS QUE VISAM A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS E A MELHORIA DA QUALIDADE DAS AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNESPAR NO CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA (PR), A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS É AMPLAMENTE EXPLORADA PELOS DOCENTES NAS AULAS DA GRADUAÇÃO, COM INCENTIVOS DA UTILIZAÇÃO PELOS ACADÊMICOS SUAS AULAS DE REGÊNCIA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E EM PROJETOS COMO O PIBID. ASSIM, OS ACADÊMICOS PARTICIPANTES DO PIBID, DURANTE AS AULAS DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA GRADUAÇÃO, CONHECERAM A METODOLOGIA ATIVA DO DEBATE INTELIGENTE, QUE VISA GARANTIR A QUALIDADE NA DEFESA E CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS, COM O ENFOQUE EM AJUDAR OS ESTUDANTES A DISCUTIREM SUAS IDEIAS, LEVANDO EM CONTA AS PESQUISAS ANTERIORMENTE FEITAS SOBRE UM DETERMINADO TEMA. AINDA ESTE AJUDA A LEVAR UM PONTO DE VISTA DIFERENTE AO ESTUDANTE, ONDE ELE TERÁ ARGUMENTOS RACIONAIS PARA DEFENDER O SEU POSICIONAMENTO. OBJETIVANDO A APLICAÇÃO E O CONHECIMENTO DE DIFERENTES MÉTODOS ATIVOS, FOI PROPOSTO AOS PIBIDIANOS QUE EM TRIOS ESCOLHESSEM UM MÉTODO ATIVO PARA APLICAR EM UM GRUPO MENOR DE PIBIDIANOS E POSTERIORMENTE COM OS ALUNOS DO COLÉGIO ATENDIDO PELAS BOLSISTAS. A APLICAÇÃO DO DEBATE INTELIGENTE OCORREU DE FORMA REMOTA E SÍNCRONA ATRAVÉS DA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, COM O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL. OPTARAM POR TRABALHAR DOIS TEMAS QUE SÃO POLÊMICOS: A EDUCAÇÃO SEXUAL DENTRO DAS ESCOLAS, E A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO. ESSA APLICAÇÃO TEVE OBJETIVO DE PROMOVER UM DEBATE PROMOVENDO A TROCA DE INFORMAÇÕES, ONDE OS PARTICIPANTES INCIALMENTE PESQUISARAM ARGUMENTOS PARA EMBASAR AS SUAS OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO, NÃO SOMENTE ACHISMOS PARA DENTRO DA DISCUSSÃO. OS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO PIBID FORAM DIVIDIDOS EM QUATRO DUPLAS ATRAVÉS DE UM SORTEIO ONLINE. DUAS DUPLAS DISCUTIRAM SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL, SENDO QUE UMA DUPLA TROUXE ARGUMENTOS A FAVOR E A OUTRA CONTRA O TEMA. DA MESMA FORMA ACONTECEU COM A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO. O DEBATE INICIOU EM QUEM IRIA DEFENDER A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO, E POSTERIORMENTE QUEM IRIA SER CONTRA A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO, ASSIM SEGUINDO O TEMA SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS. CADA DUPLA TEVE 3 MINUTOS PARA EXPOR OS SEUS ARGUMENTOS, E POSTERIORMENTE A OUTRA DUPLA QUESTIONAVA OS ARGUMENTOS EXPOSTOS, TENDO UM TEMPO MÁXIMO DE 1 MINUTO PARA ELUCIDAR AS SUAS RESPOSTAS. O DEBATE INTELIGENTE FOI MUITO PROVEITOSO, TODAS OS PIBIDIANOS ESTAVAM BEM EMBASADAS E TROUXERAM BASTANTES DADOS NUMÉRICOS, PARA EXPOR SEUS ARGUMENTOS. O CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES CONSEGUIU ENRIQUECER OS EMBASAMENTOS DE TODO O GRUPO, DESENVOLVENDO DISCUSSÕES ENRIQUECEDORAS. OS RESULTADOS FORAM MAIS QUE SATISFATÓRIOS E ESTES RESPONDERAM BEM AOS OBJETIVOS ESPERADOS. O RESPEITO E A ORGANIZAÇÃO FORAM O DESTAQUE DESSE ENCONTRO, ALÉM DE APRESENTAREM OPINIÕES DIVERSAS, DEMONSTRARAM ATENÇÃO E EDUCAÇÃO TODOS OS MOMENTOS. APÓS APLICAÇÃO DO DEBATE, FOI DISPONIBILIZADO UM FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS AOS PARTICIPANTES, COM IDEIA DE OBTER DADOS SOBRE A DIFICULDADE ENCONTRADA PELOS MESMOS. NA PRIMEIRA APLICAÇÃO, 78% DOS PIBIDIANOS NÃO TIVERAM DIFICULDADES EM REALIZAR O DEBATE E 22% ENCONTRARAM DIFICULDADES EM ARGUMENTAR CONTRA OS ASSUNTOS QUE ERAM A FAVOR. NA SEGUNDA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA, REALIZADA NO COLÉGIO ESTADUAL INOCÊNCIO DE OLIVEIRA AOS ESTUDANTES, 66,7% DOS ALUNOS NÃO POSSUÍRAM DIFICULDADES COM A FORMULAÇÃO DE ARGUMENTOS E 33,3% DESCREVERAM QUE OS ASSUNTOS SÃO DELICADOS E POLÊMICOS PORTANTO, ENCONTRARAM DIFICULDADES EM FORMULAR UMA OPINIÃO. O DEBATE INTELIGENTE, NITIDAMENTE, AJUDA O ALUNO A FORMAR UM PENSAMENTO CRÍTICO, ANALISAR OS ARGUMENTOS DO OPONENTE E DEFENDER SEU POSICIONAMENTO. ALÉM DISSO, DESENVOLVE O RESPEITO, COMPREENSÃO, CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO E APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES, DEMONSTRANDO QUE TODOS PODEM E DEVEM CONTRIBUIR PARA UMA DISCUSSÃO ENRIQUECEDORA, CLARAMENTE OBSERVADO NESSA ATIVIDADE DO DEBATE INTELIGENTE, EMBASADA N APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DEVERIA ESTAR PRESENTE EM TODAS AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. AINDA, O ENSINO TRADICIONAL ESTÁ MUITO PRESENTE NAS ESCOLAS E MUITAS VEZES NÃO ATINGE TODOS OS TIPOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. QUANDO O ALUNO TEM ACESSO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, COMEÇA APRENDER EM UM PROCESSO CHAMADO DESIGN ABERTO, ONDE SERÁ ENFRENTADO DESAFIOS COMPLEXOS QUE IRÃO AMPLIAR O CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS PARA A VIDA FUTURA, AJUDANDO A FAZER ESCOLHAS REALIZADAS. PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS É MUITO IMPORTANTE A ATUAÇÃO DELE COMO PROFESSOR, PARA QUE SEJA PREPARADO DE FORMA MAIS GERAL E ADEQUADA, O FUTURO PROFISSIONAL. COMPREENDE-SE QUE É NECESSÁRIO ENGLOBAR ESSES MÉTODOS ATIVOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, NO QUAL É VISTA NA MAIORIA DAS VEZES, COMO UMA DISCIPLINA DIFÍCIL, E QUE ABRANGE GRANDE PARTE DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES, NO ENTANTO, CONSIDERA-SE QUE É UM DESAFIO À DOCÊNCIA, EM UMA ERA QUE AS TECNOLOGIAS SE ENCONTRAM EM TUDO, O PROFESSOR PRECISAR BUSCAR POR MEIO DE PESQUISAS, NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO QUE FACILITE A APRENDIZAGEM DO ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO SEXUAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID302_26102021203334.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA LUANA VARENHOLT" "autor_nome_curto" => "THALI" "autor_email" => "thalitaluanavarenholt@gma" "autor_ies" => "UNESPAR - CAMPUS DE UNIÃO DA VITORIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }