O EST?GIO SUPERVISIONADO PROPORCIONA O ESTUDANTE DE GRADUA??O ASSIMILAR A TEORIA VISTA EM SALA COM A PR?TICA DO ENSINO, EM QUE POSSIBILITA DESENVOLVER COMPET?NCIAS PROFISSIONAIS, POR MEIO DOS CONHECIMENTOS ALCAN?ADOS NA VIDA ACAD?MICA, PROFISSIONAL OU PESSOAL. SENDO ASSIM, O EST?GIO CONSTITUI-SE EM UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO E DE INTEGRA??O DO ALUNO NA REALIDADE SOCIAL, ECON?MICA E DO TRABALHO EM SUA ?REA PROFISSIONAL. O COMPONENTE CURRICULAR EST?GIO ? UMA ETAPA IMPORTANTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO, PORQUE FORNECE AO DISCENTE UM APRENDIZADO SOCIAL, VISANDO PREPARAR O ESTUDANTE PARA O MERCADO DE TRABALHO. O EST?GIO AO SER REALIZADO INTEGRA O CONHECIMENTO PROPOSTO DENTRO DA GRADUA??O COM A EXPERI?NCIA VIVIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO, POIS FUNDAMENTA O QUE ? A PR?TICA COM A AJUDA DOS CONTE?DOS MINISTRADOS NAS AULAS DURANTE A FORMA??O. DESSA FORMA, ANTES DA CONCLUS?O DA GRADUA??O, FAZ-SE NECESS?RIO OS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA TEREM CONHECIMENTO SOBRE A ATUA??O DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, E ESSES CONHECIMENTOS S?O ADQUIRIDOS PELA EXPERI?NCIA QUE O EST?GIO PROPICIA. O EST?GIO, AL?M DE SER O PRIMEIRO MOMENTO DE ATUA??O TAMB?M ? O MOMENTO QUE MUITOS ESTUDANTES SE ENCONTRAM E SE DESCOBREM COMO PROFESSOR. TORNA-SE DE SUMA IMPORT?NCIA O EST?GIO SER REALIZADO CORRETAMENTE, CONSCIENTIZANDO AOS FUTUROS DOCENTES OS DESAFIOS QUE ESSA PROFISS?O APRESENTA E DE COMO A MESMA ? RELEVANTE PARA A SOCIEDADE. LOGO, ? ESSENCIAL COMPREENDER AS CONTRIBUI??ES QUE O EST?GIO SUPERVISIONADO TRAZ PARA A FORMA??O DOCENTE DE ESTUDANTES DE GRADUA??O, ESPECIFICAMENTE GRADUANDOS EM LICENCIATURA EM QU?MICA. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O EST?GIO SUPERVISIONADO I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QU?MICA DO IFCE CAMPUS BOA VIAGEM, NA QUAL O EST?GIO FOI REALIZADO NO COL?GIO DOM TERCEIRO, ESCOLA QUE ATENDE ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO NA CIDADE DE BOA VIAGEM. O EST?GIO SE DEU EM DUAS TURMAS DA REFERIDA ESCOLA, TODAS COM ESTUDANTES QUE CURSAVAM O 1? ANO DO ENSINO M?DIO. CONTUDO, PARA MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE O EST?GIO SUPERVISIONADO VALE MENCIONAR QUE ESSA DISCIPLINA SE DESENVOLVEU EM DIFERENTES ATIVIDADES, CADA UMA COM SUA CARGA HOR?RIA. AS 100 HORAS DO EST?GIO FORAM DIVIDIDAS DA SEGUINTE FORMA: 12 HORAS REALIZOU-SE O PROCESSO DE AMBIENTA??O ITINERANTE; 50 HORAS DE OBSERVA??O DA PR?TICA DOCENTE; 10 HORAS DE AN?LISE DO LIVRO DID?TICO, PROJETO POL?TICO PEDAG?GICO, REGIMENTO ESCOLAR; 10 HORAS DESTINADAS A 5 REUNI?ES COM O PROFESSOR ORIENTADOR; 08 HORAS DE REG?NCIA E 10 HORAS DESTINADAS PARA A ELABORA??O DO RELAT?RIO FINAL. PARA A EFETIVA??O DO EST?GIO ERA NECESS?RIO O ENCONTRO PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS SEMANALMENTE, ONDE OS GRUPOS DE ESTAGI?RIOS DEVERIAM SE DESLOCAR PARA AS ESCOLAS EM QUE ESTAVAM INSERIDOS E ACOMPANHAR O(A) PROFESSOR(A) SUPERVISOR(A), PARA DEBATEREM E DISCORREREM AS MELHORES T?CNICAS OU M?TODOS PARA MINISTRAR O CONTE?DO PARA OS ESTUDANTES NOS DIAS DE AULAS. OS MOMENTOS INICIAIS DE EST?GIO FORAM ORGANIZADOS A FIM DE QUE TODOS PUDESSEM CONHECER O AMBIENTE ESCOLAR DE FORMA GERAL, E, ANTECIPADAMENTE FOI PREPARADO UM ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA CONHECER SOBRE A INSTITUI??O ESCOLAR, SEUS PROJETOS, SUAS DIFICULDADES, SEUS ?XITOS, E COMO SE DAVA AS RELA??ES ENTRE A COMUNIDADE ESCOLAR (N?CLEO GESTOR, PROFESSORES, ALUNOS E PAIS). DESSA MANEIRA, FOI POSS?VEL ASSIMILAR E ENTENDER OS PROCESSOS PELO QUAL UMA ESCOLA PASSA, DESTACANDO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS E OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM, AVALIA??O, ENTRE OUTROS... AL?M DESSES FATORES, ? IMPRESCIND?VEL RELATAR QUE AP?S ESSES MOMENTOS INICIAIS DE CONHECIMENTO SOBRE A ESCOLA, FOI INICIADA AS OBSERVA??ES NAS SALAS DE AULA PARA COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BUSCANDO ENTENDER O PAPEL DO PROFESSOR NA SALA DE AULA E, ANALISANDO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES. PORTANTO, NA ETAPA DE EST?GIO O GRADUANDO TEM A OPORTUNIDADE DE UM EMBASAMENTO DE CONHECIMENTO SOBRE O QUE REALMENTE SUCEDE NAS SALAS DE AULAS, E COMO TAL, OS PROBLEMAS QUE CERCAM A EDUCA??O. ESSE TRABALHO FOI BASEADO NAS PESQUISAS DE SANTOS (2005), SOUZA & GON?ALVES (2012) E PERRENOUD (2002). CONCLUI-SE QUE, DURANTE ESTE PER?ODO DE OBSERVA??O, FOI POSS?VEL ENTENDER AS VARI?VEIS NUANCES QUE INFLUENCIAM DIRETA E INDIRETAMENTE O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, E CONSIDERANDO TAL ESTUDO V?-SE PRECISO AFIRMAR QUE O COMPONENTE CURRICULAR EST?GIO SUPERVISIONADO PROPORCIONA UMA MAIOR APROXIMA??O COM O CONTEXTO EDUCACIONAL, EM ESPECIAL NA OBSERVA??O DA REALIDADE DO AMBIENTE ESCOLAR. E ASSIM, POR MEIO DESSE PROCESSO DE AN?LISE ? PRIMORDIAL REPENSAR A MANEIRA E FORMA??O EM QUANTO PROFISSIONAIS DA DOC?NCIA, CRIANDO ASSIM NOSSA IDENTIDADE PROFISSIONAL, GUARDANDO O QUE ? VANTAJOSO E EFICIENTE PARA O ENSINO, E RETIRANDO OU MODIFICANDO O QUE SE ACHA INCORRETO.