A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM E PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE PANDEMIA.
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84591 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM E PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE PANDEMIA." "resumo" => "INTERLIGANDO EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE, É POSSÍVEL APLICAR DIVERSAS METODOLOGIAS PARA ENSINAR E SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES. A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS COMO DESENHOS MOSTRA-SE ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O PROJETO TEVE COMO OBJETIVO A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE. AS TURMAS TRABALHADAS FORAM 6º, 7º E 8º TOTALIZANDO 267 ESTUDANTES, O PROJETO TEVE TRÊS ETAPAS: A PRIMEIRA FOI UM VÍDEO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEGUNDA ETAPA ESCOLHA DO MELHOR DESENHO E A TERCEIRA ETAPA ARMAZENAMENTO DO MATERIAL NA BIBLIOTECA. NO DESENHO DOIS HOUVE A DIVISÃO DO MESMO EM DOIS MOMENTOS O PRIMEIRO COM UM COMENTÁRIO ESCRITO “ANTES” COM ÁRVORES FRONDOSAS, FLORES E UM RIO COM DIVERSOS PEIXES SORRINDO E O SEGUNDO MOMENTO COM O COMENTÁRIO “DEPOIS” AS ÁRVORES QUE ANTES ERAM FRONDOSAS AGORA SE ENCONTRAM CORTADAS, NÃO TÊM MAIS FLORES E O RIO AGORA SE ENCONTRA POLUÍDO. OS ESTUDANTES POSSUEM UMA VISÃO CLARA A RESPEITO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ENCONTRADOS NA SOCIEDADE, POIS OCORRE A DIVISÃO DO DESENHO EM DOIS MOMENTOS SEM DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE E COM DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE POR MEIO DA AÇÃO DO HOMEM." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENHOS, METODOLOGIA ATIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID411_22102021193426.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA MATOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "NÃO" "autor_email" => "rafa.ifto2014@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS ARAGUATINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84591 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM E PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE PANDEMIA." "resumo" => "INTERLIGANDO EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE, É POSSÍVEL APLICAR DIVERSAS METODOLOGIAS PARA ENSINAR E SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES. A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS COMO DESENHOS MOSTRA-SE ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O PROJETO TEVE COMO OBJETIVO A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE. AS TURMAS TRABALHADAS FORAM 6º, 7º E 8º TOTALIZANDO 267 ESTUDANTES, O PROJETO TEVE TRÊS ETAPAS: A PRIMEIRA FOI UM VÍDEO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEGUNDA ETAPA ESCOLHA DO MELHOR DESENHO E A TERCEIRA ETAPA ARMAZENAMENTO DO MATERIAL NA BIBLIOTECA. NO DESENHO DOIS HOUVE A DIVISÃO DO MESMO EM DOIS MOMENTOS O PRIMEIRO COM UM COMENTÁRIO ESCRITO “ANTES” COM ÁRVORES FRONDOSAS, FLORES E UM RIO COM DIVERSOS PEIXES SORRINDO E O SEGUNDO MOMENTO COM O COMENTÁRIO “DEPOIS” AS ÁRVORES QUE ANTES ERAM FRONDOSAS AGORA SE ENCONTRAM CORTADAS, NÃO TÊM MAIS FLORES E O RIO AGORA SE ENCONTRA POLUÍDO. OS ESTUDANTES POSSUEM UMA VISÃO CLARA A RESPEITO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ENCONTRADOS NA SOCIEDADE, POIS OCORRE A DIVISÃO DO DESENHO EM DOIS MOMENTOS SEM DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE E COM DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE POR MEIO DA AÇÃO DO HOMEM." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENHOS, METODOLOGIA ATIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID411_22102021193426.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA MATOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "NÃO" "autor_email" => "rafa.ifto2014@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS ARAGUATINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }