A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM RECEBIDO MUDANÇAS EM SUAS DIRETRIZES. APESAR DOS ESFORÇOS EM BUSCAR A MELHORIA DA QUALIDADE, EXISTEM MUITAS CONTROVÉRSIAS EM RELAÇÃO AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE REGEM A ÁREA. NESTE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO VOLTADA PARA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES, MUITAS VEZES, SE TORNA LIMITADA. ESTE CENÁRIO, DIFICULTA O PREPARO INICIAL PARA A PESQUISA DE ESTUDANTES EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO. A INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO (ICEM) PROPÕE LEVAR A CIÊNCIA PARA OS ALUNOS ANTES DESTE DO INGRESSO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, NÃO APENAS ENVOLVENDO-OS EM PESQUISA, MAS DEMONSTRANDO SUA IMPORTÂNCIA E ESTRATÉGIAS DE BUSCA DE INFORMAÇÕES DE CUNHO CIENTÍFICO. NESTE SENTIDO, ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO SÃO CHAMADOS PARA AUXILIAR NESTE PROCESSO COMO COORIENTADORES, ASSIM COMO, CONTRIBUIR NOS ENCONTROS ENTRE OS ICEM E OS ORIENTADORES. ENTENDE-SE QUE É ESSENCIAL AVALIAR ESTE PROCESSO. EMPREGOU-SE NESTE ESTUDO A ANÁLISE DE PRÁTICA, REALIZADA EM UM ENCONTRO (AULA) COM A TEMÁTICA TIPOS DE PESQUISA. A EXPERIÊNCIA DE COORIENTAÇÃO É IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DO PÓS-GRADUANDO. AS AULAS E ENCONTROS TORNAM-SE MAIS ATRATIVAS PARA OS ALUNOS DA ICEM, POIS JÁ COMEÇAM A SE APROXIMAR DO FUNCIONAMENTO DO AMBIENTE ACADÊMICO. ANALISANDO ESTE ENCONTRO, O COORIENTADOR ENCONTROU LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES EM SUA AULA, MAS TAMBÉM, REUNIU SUBSÍDIOS DE COMO SUPERAR AS DIFICULDADES NESTE PROCESSO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA.