DIMENSÃO INTERCULTURAL EM LÍNGUA INGLESA: APLICAÇÃO DE AULAS EM MODO REMOTO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84699 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 1300 "titulo" => "DIMENSÃO INTERCULTURAL EM LÍNGUA INGLESA: APLICAÇÃO DE AULAS EM MODO REMOTO" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A APLICAÇÃO DE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS REALIZADAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBÁREA INGLÊS, DESTINADA À ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PATO BRANCO. AS PROPOSTAS FORAM VOLTADAS PARA O EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL, ABORDANDO AS DATAS COMEMORATIVAS MAY DAY E WORLD ELDER ABUSE AWARENESS DAY, DE MANEIRA A COMPARAR A CULTURA DE COMEMORAÇÃO DESTAS DATAS NO BRASIL E NO MUNDO. CADA PROPOSTA FOI COMPOSTA DE 1 AULA, APLICADAS NAS TURMAS 8º ANO A E B DO COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO DE PATO BRANCO - PR DE MODO REMOTO, ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E EM HORÁRIO DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. EMBASAMO-NOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) (2017) E NA OBRA “O PROFESSOR IDEAL”, DE VILSON J. LEFFA (2016), QUE INDICAM QUE O ALUNO, EM GERAL, NECESSITA DE UMA MOTIVAÇÃO POR LIGAÇÃO AFETIVA PARA QUE PARTICIPE ATIVAMENTE DA AULA. ASSIM, DESENVOLVEMOS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS EIXOS PROPOSTOS PELA BNCC (2017), ENALTECENDO O DA DIMENSÃO INTERCULTURAL, E LEVAMOS EM CONTA A “ORDEM DE APRENDIZAGEM” PROPOSTA POR LEFFA (2016). NOTAMOS UM ALUNO MAIS ENGAJADO E CATIVADO DO QUE EM AULAS ANTERIORMENTE OBSERVADAS QUE NÃO INCLUÍAM O EIXO EM QUESTÃO. DE MODO GERAL, AS ATIVIDADES PERMITIRAM QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM O CONHECIMENTO SOBRE AS DUAS TEMÁTICAS EM EVIDÊNCIA, COM O TAMBÉM APRIMORAMENTO DOS DEMAIS EIXOS, COMO O DA ORALIDADE, EIXO MAIS PREJUDICADO NO CONTEXTO PANDÊMICO DE ACORDO COM NOSSAS OBSERVAÇÕES DURANTE O PIBID." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "RELATO, LÍNGUA INGLESA, ENSINO EM MODO REMOTO, DIMENSÃO INTERCULTURAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA106_ID1300_26102021225808.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMILY KRUGER QUEDNAU" "autor_nome_curto" => "EMMILY" "autor_email" => "quednauemmily@gmail.com" "autor_ies" => "UTFPR-PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84699 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 1300 "titulo" => "DIMENSÃO INTERCULTURAL EM LÍNGUA INGLESA: APLICAÇÃO DE AULAS EM MODO REMOTO" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A APLICAÇÃO DE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS REALIZADAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBÁREA INGLÊS, DESTINADA À ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PATO BRANCO. AS PROPOSTAS FORAM VOLTADAS PARA O EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL, ABORDANDO AS DATAS COMEMORATIVAS MAY DAY E WORLD ELDER ABUSE AWARENESS DAY, DE MANEIRA A COMPARAR A CULTURA DE COMEMORAÇÃO DESTAS DATAS NO BRASIL E NO MUNDO. CADA PROPOSTA FOI COMPOSTA DE 1 AULA, APLICADAS NAS TURMAS 8º ANO A E B DO COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO DE PATO BRANCO - PR DE MODO REMOTO, ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E EM HORÁRIO DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. EMBASAMO-NOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) (2017) E NA OBRA “O PROFESSOR IDEAL”, DE VILSON J. LEFFA (2016), QUE INDICAM QUE O ALUNO, EM GERAL, NECESSITA DE UMA MOTIVAÇÃO POR LIGAÇÃO AFETIVA PARA QUE PARTICIPE ATIVAMENTE DA AULA. ASSIM, DESENVOLVEMOS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS EIXOS PROPOSTOS PELA BNCC (2017), ENALTECENDO O DA DIMENSÃO INTERCULTURAL, E LEVAMOS EM CONTA A “ORDEM DE APRENDIZAGEM” PROPOSTA POR LEFFA (2016). NOTAMOS UM ALUNO MAIS ENGAJADO E CATIVADO DO QUE EM AULAS ANTERIORMENTE OBSERVADAS QUE NÃO INCLUÍAM O EIXO EM QUESTÃO. DE MODO GERAL, AS ATIVIDADES PERMITIRAM QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM O CONHECIMENTO SOBRE AS DUAS TEMÁTICAS EM EVIDÊNCIA, COM O TAMBÉM APRIMORAMENTO DOS DEMAIS EIXOS, COMO O DA ORALIDADE, EIXO MAIS PREJUDICADO NO CONTEXTO PANDÊMICO DE ACORDO COM NOSSAS OBSERVAÇÕES DURANTE O PIBID." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "RELATO, LÍNGUA INGLESA, ENSINO EM MODO REMOTO, DIMENSÃO INTERCULTURAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA106_ID1300_26102021225808.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMILY KRUGER QUEDNAU" "autor_nome_curto" => "EMMILY" "autor_email" => "quednauemmily@gmail.com" "autor_ies" => "UTFPR-PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }