Inseridos num contexto globalizado e na sociedade pós-moderna, onde as relações se tornam complexas e diversas, em que o paradigma urbanocêntrico influencia o pensamento dos sujeitos, construindo o conceito de que o urbano é o melhor lugar para se viver, sobrepondo a ideia de que o rural é considerado atraso para o desenvolvimento de um país. Assim, este trabalho traz uma proposta que busca quebrar paradigmas, dentre eles, aquele em que o urbano é o centro de tudo, a discussão acerca da Educação do Campo, onde a consideramos como uma concepção de educação que se encontra em construção e transformação, que teve sua origem nos assentamentos rurais do Movimento dos Sem Terra, que foram desafiados a pensar uma educação dos sujeitos do campo e não para eles. Desse modo, nos propomos a analisar como estão sendo implementadas as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo na Escola Municipal Cícero Rodrigues, da comunidade do Juazeiro, em Marcelino Vieira/RN. Essa pesquisa foi uma proposta da disciplina Pesquisa Educacional, do quarto período do curso de Pedagogia da UFRN na modalidade à distância, encontra-se em andamento, se constitui como qualitativa, faremos o uso da entrevista semiestruturada e da análise documental, nosso referencial teórico terá aporte em autores como: Arroyo (2010), Caldart (2008), Fernandes (2006), Pereira (2009), entre outros. As nossas considerações finais, se traduzem em apenas apontamentos iniciais, uma vez que esta pesquisa não foi concluída.