Introdução: As atividades de educação popular em saúde proporcionam momentos de reflexão e diálogo acerca de condutas e habilidades, de modo a auxiliar na formação de multiplicadores de ações para a preservação da vida e para a sensibilização da importância do cuidado solidário na construção da cidadania. Objetivo: Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem mediante o novo conhecimento adquirido durante em uma oficina de primeiros socorros. Metodologia: Foi realizada uma oficina junto ao público de vigias da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde a proposta pautou-se no trabalho em grupo, considerando que o ambiente grupal favorece a troca de idéias entre os sujeitos e os acadêmicos de enfermagem através da conscientização do potencial de se trabalhar a temática de primeiros socorros a fim de proporcionar a transformação de condutas. Resultados: as atividades oportunizaram o envolvimento e a troca de saberes e de experiências, a partir da problematização de situações cotidianas na tentativa de buscar soluções frente a possíveis agravos que exigem condutas básicas de primeiros socorros sempre respeitando os conhecimentos prévios e facilitando assim a apreensão dos novos saberes por parte dos acadêmicos de enfermagem e o público participante. Conclusão: acreditamos que a educação popular em saúde para o cuidado é uma estratégia para a formação cidadã e transformadora, pois envolve os atores sociais na produção e preservação da saúde individual e coletiva e possibilita a criação de ambientes saudáveis.