O presente trabalho viabiliza uma melhor compreensão acerca das metodologias lúdicas de ensino utilizadas como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem da educação infantil, com vista a análise das observações participantes desenvolvidas na Creche Pré-escola “São Francisco das Chagas”, localizada na cidade de Luís Gomes-RN, tendo como foco principal da análise a utilização de brincadeiras para a educação de crianças pequenas. Para realização desta pesquisa usamos como embasamento teórico trabalhos de autores como, Oliveira Z. R. (2007), Aroeira, Soares e Mendes (1996), Brasil (1996), Wajskop (2005), entre outros que focalizam o tema. O estudo desta temática contribuiu significativamente para o melhoramento de nossa prática educativa, assim como, para aquisição de conhecimentos relacionados à educação infantil. Tendo em vista, todas as comparações feitas entre o lúdico e o tradicional, durante a parte analítica desta pesquisa, compreendemos que a educação infantil necessita do brincar, enquanto metodologia de ensino, pois para a criança não há nada mais espontâneo e atrativo do que está interagindo e se divertindo com os colegas através do aprender brincando.