Este trabalho é parte de uma pesquisa monográfica de pós-graduação, na área de Especialização em Educação da UERN concluída no ano de 2010, tendo como objetivo analisar a história do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia em Assú- RN (1911-1930), com o intento de compreender o processo de renovação da educação escolar primária na cidade. Para fundamentar o estudo ancoramo-nos em Pinheiro (1997) e Araújo (1982), por trazerem discussões acerca da educação primária e a presença dos grupos escolares no Brasil. A investigação documental se concentrou em arquivos da escola pesquisada e privados. Utilizamos como fontes o Regimento Interno dos Grupos Escolares e entrevistamos uma ex-aluna. Evidenciou-se que o Grupo Escolar TCJC foi fundado em 07 de setembro de 1911 e a intenção era suprimir as escolas de primeiras letras e disseminar a proposta pedagógica renovada com práticas de ensino modernas. Em Assú, esse estabelecimento seguia os moldes estabelecidos no Brasil, os materiais pedagógicos eram voltados para aplicação dos novos métodos educativos e a organização do ensino atendia as expectativas de funcionamento do novo modelo escolar, a exemplo da ação docente empregada pelos professores. Reconstituir parte da historicidade dessa instituição contribui para a construção da história da educação primária potiguar e da cidade de Assú.