RESUMO:como enfrentar os desafios de regência de turma em estágio supervisionado? Qual a função do livro didático se nenhum aluno o mantém consigo? O que fazer para despertar o interesse dos alunos viciados em não assistir aula? Enfim, como dar aula de Filosofia para alunos que se recusam a ler e a pensar? A experiência a relatar do estágio de Licenciatura em Filosofia, supervisionado pelo Prof. William Coelho, trata do exercício de reflexão adotado nas turmas de segundo ano do ensino médio do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, em Mossoró-RN. Consistiu em quatro atividades pedagógicas mediadas por audição musical, leitura de texto, leitura de imagem e exercício de autorreflexão e autoavaliação. O experimento pedagógico objetivava despertar o interesse dos alunos para a Filosofia e promover a reflexão sobre os conflitos individuais. Contudo, seus resultados extrapolaram esses objetivos proporcionando inclusive uma relação de confiança entre alunos e professora-estagiária, de modo que a professora escolar decidiu repetir o experimento exitoso em outras turmas.Disso inferiram-se algumas ideias sobre o ensino de filosofia e proposta de oficina pedagógica que merecem ser debatidas pela comunidade acadêmica visando a investigação e aperfeiçoamento.PALAVRAS-CHAVES: Experimento de Ensino. Filosofia. Reflexão.