RESUMOO presente artigo apresenta resultado de pesquisa realizada na E. E. João Godeiro, Patu/RN. A pesquisa segue a linha qualitativa diagnóstica reflexiva, tendo como principal foco de analise, o processo de efetivação da interdisciplinaridade na educação básica de 1º a 5º ano e 6º ao 9º. O objetivo é analisar como se efetiva a concepção interdisciplinar na prática pedagógica das salas observadas. Base teórica Fazenda (2008), Nogueira (1998), Luck (2007), Pimenta (1995; 1999 e 2008), Tardif (2002 e 2008) dentre outros. Como procedimentos metodológicos realizamos entrevistas e observação com professores de 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano e diretora. A investigação possibilitou perceber que a base conceitual sobre interdisciplinaridade ainda não está bem definida; diagnosticou-se também a visão da melhor adequação da prática interdisciplinar de 1º ao 5º ano, por apresentar menores dificuldades no trabalho coletivo. Com base no contexto investigado percebe-se que o distanciamento entre percepção e efetivação estão em escalas divergentes e como tais, há muitas barreiras a serem transpostas.