RESUMO: O trabalho intitulado “Racismo na Escola: O Livro Didático em Discussão” trata da diversidade enfatizando a discussão sobre racismo no espaço institucional. A escola tem função de educar, promover conhecimento que não estar restrito apenas aos conteúdos disciplinares que os alunos devem aprender, mas educar para cidadania, mostrar valores necessários para uma qualidade de vida melhor. Essa qualidade passa a ser real quando aprendemos a lidar com as diferenças culturais, sociais, cor, gênero dentre tantas outras que estão presentes no nosso dia a dia. O racismo é uma discussão que deveria estar presente na escola, ser trabalhado pelo professor e por toda a equipe que se encontra nesse espaço. Assim, como a escola e o professor são importantes no processo de desconstrução do preconceito racial, o livro didático é um suporte pedagógico necessário também à desconstrução do preconceito. Para discutir sobre essa temática nos fundamentamos nos seguintes autores: Gomes (2005), Santos (1997), A. C. Silva (2005) e P. Silva (2005). A partir, do estudo teórico realizado, compreendemos que a discriminação racial precisa ser tratada no livro didático, pondo em prática ações diárias que fortaleçam a inclusão e valorização da população negra dentro escola, contribuindo para a aprendizagem significativa e mais justa.