No presente artigo discutiremos o resultado de uma proposta de intervenção que buscou despertar nos estudantes e na comunidade local o gosto pela leitura literária, a busca em adquirir a capacidade de decodificar textos, compreendendo o sentido da linguagem oral e escrita. Diante do tema de incentivo à leitura e às práticas leitores da Biblioteca Pública, utilizamos como universo de pesquisa a Biblioteca Pública Municipal de Itaú-RN, a qual disponibiliza empréstimos de livros, recebe visitas de escolas da comunidade local, pesquisas e grupos de estudos. Esta iniciativa surgiu a partir da ausência de leitores à biblioteca, pois ainda é um espaço pouco frequentado pelo público escolar e a comunidade local. Referendamo-nos em na metodologia qualitativa e nos estudos teóricos de Martins (1985), Sampaio (1999) Villardi (1997). Com o intuito conquistar novos leitores, promovemos eventos envolvendo as escolas e o público local, trabalhamos com atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando oportunizar o contato com a leitura, proporcionando o lazer e sociabilidade educativa. Esta pesquisa nos ajudou a perceber que necessitamos refletir sobre as diversas estratégias de leitura que precisam ser exploradas e trabalhadas nas bibliotecas, para que a partir disso, os estudantes e a comunidade sintam-se motivados a ler e tomar consciência de sua formação como leitor.