A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA REGULAR: DIFICULDADES E DESAFIOS
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8080 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA REGULAR: DIFICULDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades e os desafios enfrentados por uma aluna, caracterizada com cegueira congênita a partir da sua matrícula em uma escola regular pública de ensino. Considerando esses aspectos, foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública Estadual da cidade do Natal-RN, no sentido de acompanhar o cotidiano escolar da aluna, a fim de compreender os objetivos aqui descritos. A aluna, identificada com o nome fictício Rosa, tem 15 anos de idade e, desde o diagnóstico da deficiência visual, faz acompanhamento pedagógico especializado, estimulação essencial e reabilitação no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal, IERC-RN, onde permaneceu até o ano de 2012, quando teve de ingressar na escola regular. Dessa forma, para se compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, foi utilizado como aporte teórico as contribuições de Bueno (2004), Silva (2014) e Martins (2006). A partir das observações realizadas, foi possível compreender que, uma das maiores dificuldades apresentadas pela a aluna Rosa, em âmbito escolar, é o preconceito, a falta de preparação dos professores em encontrar estratégias de pedagógicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, além de diversos desafios como a acessibilidade física, não só da escola como também da infraestrutura da cidade como um todo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O ensino regular e os processos de exclusão e/ou inclusão de estudantes com deficiência" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_23_18_48_idinscrito_1281_ba66fde1374fea08e37094f0a8054095.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANNE ÉRICA TORRES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "THAYANNE ÉRICA" "autor_email" => "thayanne_erica@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8080 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA REGULAR: DIFICULDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades e os desafios enfrentados por uma aluna, caracterizada com cegueira congênita a partir da sua matrícula em uma escola regular pública de ensino. Considerando esses aspectos, foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública Estadual da cidade do Natal-RN, no sentido de acompanhar o cotidiano escolar da aluna, a fim de compreender os objetivos aqui descritos. A aluna, identificada com o nome fictício Rosa, tem 15 anos de idade e, desde o diagnóstico da deficiência visual, faz acompanhamento pedagógico especializado, estimulação essencial e reabilitação no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal, IERC-RN, onde permaneceu até o ano de 2012, quando teve de ingressar na escola regular. Dessa forma, para se compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, foi utilizado como aporte teórico as contribuições de Bueno (2004), Silva (2014) e Martins (2006). A partir das observações realizadas, foi possível compreender que, uma das maiores dificuldades apresentadas pela a aluna Rosa, em âmbito escolar, é o preconceito, a falta de preparação dos professores em encontrar estratégias de pedagógicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, além de diversos desafios como a acessibilidade física, não só da escola como também da infraestrutura da cidade como um todo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O ensino regular e os processos de exclusão e/ou inclusão de estudantes com deficiência" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_23_18_48_idinscrito_1281_ba66fde1374fea08e37094f0a8054095.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANNE ÉRICA TORRES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "THAYANNE ÉRICA" "autor_email" => "thayanne_erica@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }