O presente trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades e os desafios enfrentados por uma aluna, caracterizada com cegueira congênita a partir da sua matrícula em uma escola regular pública de ensino. Considerando esses aspectos, foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública Estadual da cidade do Natal-RN, no sentido de acompanhar o cotidiano escolar da aluna, a fim de compreender os objetivos aqui descritos. A aluna, identificada com o nome fictício Rosa, tem 15 anos de idade e, desde o diagnóstico da deficiência visual, faz acompanhamento pedagógico especializado, estimulação essencial e reabilitação no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal, IERC-RN, onde permaneceu até o ano de 2012, quando teve de ingressar na escola regular. Dessa forma, para se compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, foi utilizado como aporte teórico as contribuições de Bueno (2004), Silva (2014) e Martins (2006). A partir das observações realizadas, foi possível compreender que, uma das maiores dificuldades apresentadas pela a aluna Rosa, em âmbito escolar, é o preconceito, a falta de preparação dos professores em encontrar estratégias de pedagógicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, além de diversos desafios como a acessibilidade física, não só da escola como também da infraestrutura da cidade como um todo.