Na observância das Leis Federais Ns. 10.649/2003 e 11.645/2008, que instituíram a oferta obrigatória de conteúdos relativos ao ensino de História, Culturas e Literaturas dos povos africanos, afrodescendentes e indígenas no Brasil dentro das grades curriculares do ensino público e privado, assim como na perspectiva de incrementar o debate em torno das relações étnico-raciais dentro da escola e fora dela, o presente trabalho caracteriza-se como um relato das experiências de capacitação docente empreendidas pelo Centro de Ensino Superior do Seridó, UFRN, campi de Currais Novos e Caicó. A ação foi proposta e conduzida pelos Profs. Drs. Valdenides Cabral de Araújo Dias e Amarino Oliveira de Queiroz e contou com a estreita colaboração de alunos da graduação e da pós, tendo como público-alvo professores da rede pública lotados no Seridó potiguar. Atuantes nas áreas de Língua, Literatura, História, Artes, Cultura, Geografia e Ciências Sociais, entre outras, os profissionais envolvidos no projeto puderam estabelecer um diálogo interdisciplinar que, desenvolvido conjuntamente, acrescentou informações e práticas diferenciadas ao exercício docente individual em suas respectivas áreas de atuação, dando visibilidade a questões emergentes como o reconhecimento e o pertencimento cultural e identitário ou a invisibilizada contribuição dos povos indígenas e africanos na formação da sociedade brasileira.