O presente trabalho analisa o material didático utilizado nas aulas de matemática do Ensino Fundamental II, com foco na presença do conteúdo de geometria, onde teve por finalidade mostrar os assuntos referentes à geometria dos livros dos anos 90 e os atualmente utilizados. As obras estudadas contemplam livros da década de 90 até os anos 2000, utilizando livros didáticos da 7ª e 8ª séries e livros do 8º e 9º anos, respectivamente. O estudo inicia-se analisando todo o conteúdo dos livros, dando ênfase apenas ao ensino da geometria, porém fazendo uma comparação entre eles, podendo assim verificar como esses autores abordam tais conteúdos e analisando as possíveis causas da desvalorização da geometria nas aulas de matemática, visto que um dos fatores que afeta o ensino de determinado conteúdo é a escolha do livro didático a ser adotado nas aulas. Outra causa que tem influência direta e indiretamente no descaso com o ensino de tal área da matemática é o fato dos tópicos de geometria serem abordados somente no final do livro didático. Com relação ao material estudado, observa-se que houve algumas modificações em relação à exposição feita pelos autores, das quais expõem os conteúdos dos livros atuais de forma mais concisa que os da década de 90, trazendo em sua essência exemplos mais voltados para o cotidiano dos discentes, porém o problema pode não está associado somente ao livro didático, visto que a deficiência pode está vinculada à formação precária sofrida por parte dos docentes, como também o desinteresse por parte dos alunos.