Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO DIDÁTICO, TABELA PERIÓDICA Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7425
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1584
    "inscrito_id" => 32555
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "Na maioria dos casos, os educandos não sabem como utilizar a tabela periódicae acabam por achar que o melhor caminho é decorar as informações mais importantes. Sabe-se quea dificuldade em aprender sobre o tema é um fator comumente observado nas aulas que tratam do tema, então é imprescindível encontrar métodos que facilitem esta aprendizagem para os alunos. E os jogos proporcionam entusiasmo na aprendizagem e um olhar diferenciado a determinados conteúdos e o caso da tabela periódica remete tal afirmação. Diante destes fatos, o presente trabalho teve como objetivo utilizar um jogo didático sobre a tabela periódica, com a finalidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta atividade foi realizada no eixo de práticas pedagógicas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)- UFPI/CMRV, na Escola CAIC – Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A atividade foi realizada em duas turmas, sendo cada uma constituída por aproximadamente 25 alunos.Inicialmente realizou-se uma breve explicação acerca do assunto que seria abordado no jogo didático com ênfase nos pontos mais importantes. jogo é composto por uma Tabela Periódica, 24 cartas contendo nome, e características de cada elemento da tabela e de 20 fichas confeccionadas em cores diferentes sendo: branca, rosa, azul, verde claro e verde escuro. Nos resultados obtidos notou-se que o  uso dos jogos didáticos na maioria dos conteúdos é relevante na aprendizagem dos alunos, pois proporciona aos mesmos uma vivência diferenciada possibilitando uma conexão da teoria com a prática. A participação e interação da maioria dos alunos foram observadas durante a disputa entre as equipes, pois a mesma estimulava os alunos a vários questionamentos em relação ao conteúdo. Pôde-se notar diante do jogo que o conteúdo da Tabela Periódica é um assunto rejeitado pela grande maioria das duas turmas e com o jogo os alunos obtiveram uma visão diferenciada sobre o tema, pois o mesmo foi facilitador em relação ao ensino e aprendizagem. No decorrer da aula observou- se que a atividade lúdica proporcionou aos educandos uma aprendizagem e fixação diferenciada do conteúdo em comparação ao que estavam acostumados facilitando assim uma aprendizagem maior sobre a tabela periódica. Os resultados obtidos aliados às observações do comportamento dos alunos e aplicação do jogo possibilitou concluir que os jogos didáticos são de suma importância no processo ensino-aprendizagem e podem facilitar o trabalho do educador no conteúdo de Tabela Periódica, já que é considerado um conteúdo bastante difícil entre a maioria dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO DIDÁTICO, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_09_15_55_idinscrito_32555_82e3cf8517c0c257610567b6ccb66578.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LÚCIA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VERA LÚCIA"
    "autor_email" => "veraelimaocommel@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7425
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1584
    "inscrito_id" => 32555
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "Na maioria dos casos, os educandos não sabem como utilizar a tabela periódicae acabam por achar que o melhor caminho é decorar as informações mais importantes. Sabe-se quea dificuldade em aprender sobre o tema é um fator comumente observado nas aulas que tratam do tema, então é imprescindível encontrar métodos que facilitem esta aprendizagem para os alunos. E os jogos proporcionam entusiasmo na aprendizagem e um olhar diferenciado a determinados conteúdos e o caso da tabela periódica remete tal afirmação. Diante destes fatos, o presente trabalho teve como objetivo utilizar um jogo didático sobre a tabela periódica, com a finalidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta atividade foi realizada no eixo de práticas pedagógicas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)- UFPI/CMRV, na Escola CAIC – Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A atividade foi realizada em duas turmas, sendo cada uma constituída por aproximadamente 25 alunos.Inicialmente realizou-se uma breve explicação acerca do assunto que seria abordado no jogo didático com ênfase nos pontos mais importantes. jogo é composto por uma Tabela Periódica, 24 cartas contendo nome, e características de cada elemento da tabela e de 20 fichas confeccionadas em cores diferentes sendo: branca, rosa, azul, verde claro e verde escuro. Nos resultados obtidos notou-se que o  uso dos jogos didáticos na maioria dos conteúdos é relevante na aprendizagem dos alunos, pois proporciona aos mesmos uma vivência diferenciada possibilitando uma conexão da teoria com a prática. A participação e interação da maioria dos alunos foram observadas durante a disputa entre as equipes, pois a mesma estimulava os alunos a vários questionamentos em relação ao conteúdo. Pôde-se notar diante do jogo que o conteúdo da Tabela Periódica é um assunto rejeitado pela grande maioria das duas turmas e com o jogo os alunos obtiveram uma visão diferenciada sobre o tema, pois o mesmo foi facilitador em relação ao ensino e aprendizagem. No decorrer da aula observou- se que a atividade lúdica proporcionou aos educandos uma aprendizagem e fixação diferenciada do conteúdo em comparação ao que estavam acostumados facilitando assim uma aprendizagem maior sobre a tabela periódica. Os resultados obtidos aliados às observações do comportamento dos alunos e aplicação do jogo possibilitou concluir que os jogos didáticos são de suma importância no processo ensino-aprendizagem e podem facilitar o trabalho do educador no conteúdo de Tabela Periódica, já que é considerado um conteúdo bastante difícil entre a maioria dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO DIDÁTICO, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_09_15_55_idinscrito_32555_82e3cf8517c0c257610567b6ccb66578.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LÚCIA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VERA LÚCIA"
    "autor_email" => "veraelimaocommel@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Na maioria dos casos, os educandos não sabem como utilizar a tabela periódicae acabam por achar que o melhor caminho é decorar as informações mais importantes. Sabe-se quea dificuldade em aprender sobre o tema é um fator comumente observado nas aulas que tratam do tema, então é imprescindível encontrar métodos que facilitem esta aprendizagem para os alunos. E os jogos proporcionam entusiasmo na aprendizagem e um olhar diferenciado a determinados conteúdos e o caso da tabela periódica remete tal afirmação. Diante destes fatos, o presente trabalho teve como objetivo utilizar um jogo didático sobre a tabela periódica, com a finalidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta atividade foi realizada no eixo de práticas pedagógicas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)- UFPI/CMRV, na Escola CAIC – Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A atividade foi realizada em duas turmas, sendo cada uma constituída por aproximadamente 25 alunos.Inicialmente realizou-se uma breve explicação acerca do assunto que seria abordado no jogo didático com ênfase nos pontos mais importantes. jogo é composto por uma Tabela Periódica, 24 cartas contendo nome, e características de cada elemento da tabela e de 20 fichas confeccionadas em cores diferentes sendo: branca, rosa, azul, verde claro e verde escuro. Nos resultados obtidos notou-se que o uso dos jogos didáticos na maioria dos conteúdos é relevante na aprendizagem dos alunos, pois proporciona aos mesmos uma vivência diferenciada possibilitando uma conexão da teoria com a prática. A participação e interação da maioria dos alunos foram observadas durante a disputa entre as equipes, pois a mesma estimulava os alunos a vários questionamentos em relação ao conteúdo. Pôde-se notar diante do jogo que o conteúdo da Tabela Periódica é um assunto rejeitado pela grande maioria das duas turmas e com o jogo os alunos obtiveram uma visão diferenciada sobre o tema, pois o mesmo foi facilitador em relação ao ensino e aprendizagem. No decorrer da aula observou- se que a atividade lúdica proporcionou aos educandos uma aprendizagem e fixação diferenciada do conteúdo em comparação ao que estavam acostumados facilitando assim uma aprendizagem maior sobre a tabela periódica. Os resultados obtidos aliados às observações do comportamento dos alunos e aplicação do jogo possibilitou concluir que os jogos didáticos são de suma importância no processo ensino-aprendizagem e podem facilitar o trabalho do educador no conteúdo de Tabela Periódica, já que é considerado um conteúdo bastante difícil entre a maioria dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.