Na maioria dos casos, os educandos não sabem como utilizar a tabela periódicae acabam por achar que o melhor caminho é decorar as informações mais importantes. Sabe-se quea dificuldade em aprender sobre o tema é um fator comumente observado nas aulas que tratam do tema, então é imprescindível encontrar métodos que facilitem esta aprendizagem para os alunos. E os jogos proporcionam entusiasmo na aprendizagem e um olhar diferenciado a determinados conteúdos e o caso da tabela periódica remete tal afirmação. Diante destes fatos, o presente trabalho teve como objetivo utilizar um jogo didático sobre a tabela periódica, com a finalidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta atividade foi realizada no eixo de práticas pedagógicas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)- UFPI/CMRV, na Escola CAIC – Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A atividade foi realizada em duas turmas, sendo cada uma constituída por aproximadamente 25 alunos.Inicialmente realizou-se uma breve explicação acerca do assunto que seria abordado no jogo didático com ênfase nos pontos mais importantes. jogo é composto por uma Tabela Periódica, 24 cartas contendo nome, e características de cada elemento da tabela e de 20 fichas confeccionadas em cores diferentes sendo: branca, rosa, azul, verde claro e verde escuro. Nos resultados obtidos notou-se que o uso dos jogos didáticos na maioria dos conteúdos é relevante na aprendizagem dos alunos, pois proporciona aos mesmos uma vivência diferenciada possibilitando uma conexão da teoria com a prática. A participação e interação da maioria dos alunos foram observadas durante a disputa entre as equipes, pois a mesma estimulava os alunos a vários questionamentos em relação ao conteúdo. Pôde-se notar diante do jogo que o conteúdo da Tabela Periódica é um assunto rejeitado pela grande maioria das duas turmas e com o jogo os alunos obtiveram uma visão diferenciada sobre o tema, pois o mesmo foi facilitador em relação ao ensino e aprendizagem. No decorrer da aula observou- se que a atividade lúdica proporcionou aos educandos uma aprendizagem e fixação diferenciada do conteúdo em comparação ao que estavam acostumados facilitando assim uma aprendizagem maior sobre a tabela periódica. Os resultados obtidos aliados às observações do comportamento dos alunos e aplicação do jogo possibilitou concluir que os jogos didáticos são de suma importância no processo ensino-aprendizagem e podem facilitar o trabalho do educador no conteúdo de Tabela Periódica, já que é considerado um conteúdo bastante difícil entre a maioria dos alunos.