PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPOA produção da escrita e a formação de um leitor proficiente no contexto da experiência escolar, ainda consistem em desafios para professores do ensino fundamental, tal aspecto quando observado a partir da realidade vivenciada por docentes e alunos de escolas do campo, nos permite verificar diferentes aspectos tanto do ensino-aprendizado da leitura e da escrita como da prática pedagógica. Este artigo tem como proposta discutir sobre as práticas de leitura e escrita no espaço escolar de uma escola pública localizada na zona rural da cidade de Alagoa Nova – PB, trata-se de uma pesquisa de conclusão de curso de formação de professor, em que apresentamos neste estudo as impressões iniciais de relatos de pesquisa realizadas com alunos do fundamental I do 4º. e 5º. anos. Nosso objetivo é identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas por alunos dos anos iniciais no contexto da escola do campo em turmas multisseriadas. Em nossa abordagem metodológica, utilizamos questionários realizados com alunos, documentos oficiais sobre a questão da escola no campo e a bibliografia referente a temática trabalhada. Esta pesquisa nos permitiu compreender que é importante desenvolver práticas e metodologias na escola do campo, que tanto se adequem as necessidades das crianças deste espaço, como contribuam na formação leitora dos alunos e na produção de sua escrita no contexto escolar. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Escola do campo.