O presente artigo tem como tomada de partida o estudo do conceito de área da Geometria Plana, a partir da apropriação de um recurso didático pedagógico dinâmico e manipulável na prática de ensino do professor de Matemática. Para tanto, bancou-se o método do Teorema de Pick, através do Geoplano. O Geoplano é uma tábua quadriculada na qual são fixados pinos e manipulados elásticos, e a partir dessas manipulações é possível se obter diversas figuras, bem como fazer o estudo não só de suas áreas, mas também de diversos entes geométricos e conceitos primitivos. O objetivo central desta pesquisa consiste em descrever o recurso supracitado no que concerne a forma de ensinar o conceito de área da Geometria Plana, bem como corroborar quanto a sua apropriação de forma potencial no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Na Educação Básica, especificamete nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio o tratamento dado ao conceito de área assume uma abordagem um tanto abstrata, o que muitas vezes impossibilita o educando potencializar competências referentes ao estudo da área de figuras planas. Para tanto foi planejada uma atividade focal e seu desenvolvimento contemplou os acadêmicos do Curso Superior de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campos Cajazeiras, cujos resultados são provenientes de oficinas apresentadas anteriormente sobre o tema e especulações apresentadas por seus participantes. Diante do exposto, depreende-se a relevância na apropriação do Geoplano enquanto recurso didático pedagógico potencial no processo de ensino e aprendizagem acerca do conceito de área da Geometria Plana. Contudo, a convergência teoria versus prática acontece de forma que é dada ênfase à demonstração de forma concreta, consequentemente desmistificando a prática de decorar fórmulas para se obter a área de uma determinada figura plana, bem como possivelmente torna o estudo da área em Geometria Plana um tanto acessível.