A educação é um fator essencial para a formação do indivíduo na sociedade, e para isso, é necessário conhecer bem o aluno, bem como as ações que podem influenciar no seu rendimento escolar. O fator socioeconômico é o que mais acarreta baixo desempenho nas atividades curriculares, e através disso pode se estender para outros problemas. O presente trabalho também expõe os problemas pela falta de conhecimento dos alunos da escola estadual de ensino médio e profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida referente ao bairro onde se situa a instituição de ensino, isso devido a moradia dos mesmos, onde boa parte não residem no bairro da escola, e sim em localidades circunvizinhas. Através desses problemas, tentaremos expor resultados e apresentar soluções de forma simplificada, e que possa ser eficaz na melhoria de rendimento dos alunos e na abrangência dos conhecimentos dos mesmos acerca do bairro onde a escola se insere. Executando a pesquisa por meio de questionários, obtivemos vários resultados, entre eles o fator socioeconômico e a questão da moradia, fizeram com que nos empenhássemos para tentar amenizar a situação do baixo rendimento escolar e também a falta de conhecimento geográfico em relação a localização da instituição de ensino. A partir daí, pudemos observar que para se amenizar os problemas citados, a escola pode ser um grande influente para o aluno, tendo em vista que ela tem o poder de modificar essa realidade. A escola como modificador desse panorama, poderá por meio de projetos e/ou atividades atrair o aluno para que o mesmo sinta-se a vontade em desempenhar atividades (questão socioeconômica), bem como interessar-se mais por essas atividades curriculares, fazendo assim com que o seu rendimento, e também desempenhar projetos para que os seus discentes conheçam o entorno do colégio (questão do conhecimento geográfico).