BARBOSA, Jailma Do Ramo. O ensino de língua portuguesa: teoria e prática. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7582>. Acesso em: 28/12/2024 05:20
Resumo: Este trabalho objetiva discutir as práticas de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a partir das experiências vividas no Estágio Supervisionado III, numa Escola Estadual da rede Pública de ensino da cidade de Campina Grande (PB). Mediante uma pesquisa de natureza etnográfica, bibliográfica e focada em um estudo de caso, buscamos em campo verificar de que forma as teorias sobre o ensino da Língua estudadas no Estágio Supervisionado III, - componente oferecido pela Licenciatura em Letras da UEPB - são aplicadas na sala de aula do Ensino Médio. Para colheremos os dados, observamos 20 aulas em três turmas do 2°ano do Ensino Médio, no período do dia 7 de outubro ao dia 11 de novembro de 2013, momento em que foram evidenciadas as aproximações e os distanciamentos entre a teoria e a prática. Para embasar nossa análise, dialogamos com os documentos oficiais (PCN, 2000) e OCEM, 2008) e os seguintes autores: Rossi (2005), Garcez (2001), Marcuschi (2007), Cosson (2009). Palavras-chave: Ensino de Língua. Teoria. Prática