Temos presenciado uma forte tentativa de inclusão de “novas tecnologias” no ensino de ciências, descartando prematuramente uma série de técnicas e metodologias que se aperfeiçoadas poderiam revolucionar a educação. É nessa perspectiva que o lúdico vem ganhando espaço como método a ser resgatado na educação, por desenvolver capacidades cruciais na educação que não estão sendo contempladas pelas “novas tecnologias” e pelo método tradicional de ensino. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar o que as pesquisas mais recentes levantaram sobre ludicidade, realizando uma análise das dificuldades e soluções no desenvolvimento do lúdico no ensino de ciências. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico em portais virtuais de artigos científicos, onde analisou-se o que os teóricos apontam como problemas e soluções para a inserção do lúdico no ensino de ciências. Levantou-se que os empecilhos para a introdução do lúdico são: Má Formação Docente; Desinteresse da Escola em inserir o lúdico nas práticas de ensino de ciências e a cultura que desvincula o aprendizado do prazer. Para tais problemas foram apontados as seguintes soluções: Adoção de brinquedotecas nas escolas; Ensino de práticas lúdicas para as licenciaturas de Ciências e a utilização de grupos especializados no ensino com o lúdico como consultorias às escolas. Finalizando, ressaltamos que a inserção do brincar na prática pedagógica não pode ser feito de qualquer maneira, precisa de preparo profissional, afim de que as brincadeiras tenham objetivos claros, com o cuidado de não retirar as possibilidades do educando trabalhar sua criatividade.