Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO COM O BRINCAR; UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, LUDICIDADE, METODOLOGIA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6912
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 4352
    "titulo" => "APRENDENDO COM O BRINCAR; UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Temos presenciado uma forte tentativa de inclusão de “novas tecnologias” no ensino de ciências, descartando prematuramente uma série de técnicas e metodologias que se aperfeiçoadas poderiam revolucionar a educação. É nessa perspectiva que o lúdico vem ganhando espaço como método a ser resgatado na educação, por desenvolver capacidades cruciais na educação que não estão sendo contempladas pelas “novas tecnologias” e pelo método tradicional de ensino. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar o que as pesquisas mais recentes levantaram sobre ludicidade, realizando uma análise das dificuldades e soluções no desenvolvimento do lúdico no ensino de ciências. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico em portais virtuais de artigos científicos, onde analisou-se o que os teóricos apontam como problemas e soluções para a inserção do lúdico no ensino de ciências. Levantou-se que os empecilhos para a introdução do lúdico são: Má Formação Docente; Desinteresse da Escola em inserir o lúdico nas práticas de ensino de ciências e a cultura que desvincula o aprendizado do prazer. Para tais problemas foram apontados as seguintes soluções: Adoção de brinquedotecas nas escolas; Ensino de práticas lúdicas para as licenciaturas de Ciências e a utilização de grupos especializados no ensino com o lúdico como consultorias às escolas. Finalizando, ressaltamos que a inserção do brincar na prática pedagógica não pode ser feito de qualquer maneira, precisa de preparo profissional, afim de que as brincadeiras tenham objetivos claros, com o cuidado de não retirar as possibilidades do educando trabalhar sua criatividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LUDICIDADE, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_08_2014_10_29_43_idinscrito_4352_4c9d64cb317345bf5d4e9ba349eeddfb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAVI CAJÚ DURÉ"
    "autor_nome_curto" => "RAVI CAJÚ"
    "autor_email" => "ravicdure@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6912
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 4352
    "titulo" => "APRENDENDO COM O BRINCAR; UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PAPEL DA LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Temos presenciado uma forte tentativa de inclusão de “novas tecnologias” no ensino de ciências, descartando prematuramente uma série de técnicas e metodologias que se aperfeiçoadas poderiam revolucionar a educação. É nessa perspectiva que o lúdico vem ganhando espaço como método a ser resgatado na educação, por desenvolver capacidades cruciais na educação que não estão sendo contempladas pelas “novas tecnologias” e pelo método tradicional de ensino. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar o que as pesquisas mais recentes levantaram sobre ludicidade, realizando uma análise das dificuldades e soluções no desenvolvimento do lúdico no ensino de ciências. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico em portais virtuais de artigos científicos, onde analisou-se o que os teóricos apontam como problemas e soluções para a inserção do lúdico no ensino de ciências. Levantou-se que os empecilhos para a introdução do lúdico são: Má Formação Docente; Desinteresse da Escola em inserir o lúdico nas práticas de ensino de ciências e a cultura que desvincula o aprendizado do prazer. Para tais problemas foram apontados as seguintes soluções: Adoção de brinquedotecas nas escolas; Ensino de práticas lúdicas para as licenciaturas de Ciências e a utilização de grupos especializados no ensino com o lúdico como consultorias às escolas. Finalizando, ressaltamos que a inserção do brincar na prática pedagógica não pode ser feito de qualquer maneira, precisa de preparo profissional, afim de que as brincadeiras tenham objetivos claros, com o cuidado de não retirar as possibilidades do educando trabalhar sua criatividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LUDICIDADE, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_08_2014_10_29_43_idinscrito_4352_4c9d64cb317345bf5d4e9ba349eeddfb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAVI CAJÚ DURÉ"
    "autor_nome_curto" => "RAVI CAJÚ"
    "autor_email" => "ravicdure@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Temos presenciado uma forte tentativa de inclusão de “novas tecnologias” no ensino de ciências, descartando prematuramente uma série de técnicas e metodologias que se aperfeiçoadas poderiam revolucionar a educação. É nessa perspectiva que o lúdico vem ganhando espaço como método a ser resgatado na educação, por desenvolver capacidades cruciais na educação que não estão sendo contempladas pelas “novas tecnologias” e pelo método tradicional de ensino. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar o que as pesquisas mais recentes levantaram sobre ludicidade, realizando uma análise das dificuldades e soluções no desenvolvimento do lúdico no ensino de ciências. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico em portais virtuais de artigos científicos, onde analisou-se o que os teóricos apontam como problemas e soluções para a inserção do lúdico no ensino de ciências. Levantou-se que os empecilhos para a introdução do lúdico são: Má Formação Docente; Desinteresse da Escola em inserir o lúdico nas práticas de ensino de ciências e a cultura que desvincula o aprendizado do prazer. Para tais problemas foram apontados as seguintes soluções: Adoção de brinquedotecas nas escolas; Ensino de práticas lúdicas para as licenciaturas de Ciências e a utilização de grupos especializados no ensino com o lúdico como consultorias às escolas. Finalizando, ressaltamos que a inserção do brincar na prática pedagógica não pode ser feito de qualquer maneira, precisa de preparo profissional, afim de que as brincadeiras tenham objetivos claros, com o cuidado de não retirar as possibilidades do educando trabalhar sua criatividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.