Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTEDÓ: TECENDO O SABER HISTÓRICO DE FORMA DINÂMICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM;, DINAMISMO;, JOGOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6921
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1021
    "inscrito_id" => 2084
    "titulo" => "ARTEDÓ: TECENDO O SABER HISTÓRICO DE FORMA DINÂMICA"
    "resumo" => "Tendo por base as experiências advindas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - e ao observar a necessidade de novas abordagens metodológicas no ensino de História dentro do atual cenário escolar, o presente artigo é, antes de tudo, uma reflexão acerca do uso de jogos didáticos em sala de aula e um relato da experiência que tivemos na criação e aplicação de um jogo de dominó "histórico" numa turma de sétima série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Argemiro Figueiredo, localizada no bairro do Catolé, na cidade de Campina Grande. Analisando o perfil - sem deixar de considerar os traços subjetivos - dos alunos que acompanhamos durante os últimos três meses e levando em conta o fato de que, os jogos estimulam o processo criativo e proporcionam um dinamismo capaz de aproximar o aluno do professor e dos demais colegas de classe, bem como trabalhar questões de regras e disciplina, achamos por bem unir o útil ao agradável, criando um jogo que, além de entretenimento, oferecesse uma possibilidade de aprendizagem mais leve. Assim, ao propor o lúdico em sala de aula, tivemos como objetivo principal, complementar a tradicional aula expositivo-dialogada, dando ênfase ao seu lugar de importância dentro do ensino, mas percebendo o quanto, por vezes, o uso isolado dessa metodologia congela o aluno, o tornando mero agente passivo, apreendendo o conhecimento que lhe é transmitido sem o grau de criticidade necessário a formação de um ser humano que enxerga a si mesmo como motor capaz de mudar o que, no mundo a sua volta, parece estar fora do lugar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM;, DINAMISMO;, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_42_31_idinscrito_2084_22d6ca417a1c4d5f489b72e673f1c018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANUZA DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VANUZA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "vanuzadeoliveira1989@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6921
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1021
    "inscrito_id" => 2084
    "titulo" => "ARTEDÓ: TECENDO O SABER HISTÓRICO DE FORMA DINÂMICA"
    "resumo" => "Tendo por base as experiências advindas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - e ao observar a necessidade de novas abordagens metodológicas no ensino de História dentro do atual cenário escolar, o presente artigo é, antes de tudo, uma reflexão acerca do uso de jogos didáticos em sala de aula e um relato da experiência que tivemos na criação e aplicação de um jogo de dominó "histórico" numa turma de sétima série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Argemiro Figueiredo, localizada no bairro do Catolé, na cidade de Campina Grande. Analisando o perfil - sem deixar de considerar os traços subjetivos - dos alunos que acompanhamos durante os últimos três meses e levando em conta o fato de que, os jogos estimulam o processo criativo e proporcionam um dinamismo capaz de aproximar o aluno do professor e dos demais colegas de classe, bem como trabalhar questões de regras e disciplina, achamos por bem unir o útil ao agradável, criando um jogo que, além de entretenimento, oferecesse uma possibilidade de aprendizagem mais leve. Assim, ao propor o lúdico em sala de aula, tivemos como objetivo principal, complementar a tradicional aula expositivo-dialogada, dando ênfase ao seu lugar de importância dentro do ensino, mas percebendo o quanto, por vezes, o uso isolado dessa metodologia congela o aluno, o tornando mero agente passivo, apreendendo o conhecimento que lhe é transmitido sem o grau de criticidade necessário a formação de um ser humano que enxerga a si mesmo como motor capaz de mudar o que, no mundo a sua volta, parece estar fora do lugar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM;, DINAMISMO;, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_42_31_idinscrito_2084_22d6ca417a1c4d5f489b72e673f1c018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANUZA DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VANUZA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "vanuzadeoliveira1989@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Tendo por base as experiências advindas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - e ao observar a necessidade de novas abordagens metodológicas no ensino de História dentro do atual cenário escolar, o presente artigo é, antes de tudo, uma reflexão acerca do uso de jogos didáticos em sala de aula e um relato da experiência que tivemos na criação e aplicação de um jogo de dominó "histórico" numa turma de sétima série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Argemiro Figueiredo, localizada no bairro do Catolé, na cidade de Campina Grande. Analisando o perfil - sem deixar de considerar os traços subjetivos - dos alunos que acompanhamos durante os últimos três meses e levando em conta o fato de que, os jogos estimulam o processo criativo e proporcionam um dinamismo capaz de aproximar o aluno do professor e dos demais colegas de classe, bem como trabalhar questões de regras e disciplina, achamos por bem unir o útil ao agradável, criando um jogo que, além de entretenimento, oferecesse uma possibilidade de aprendizagem mais leve. Assim, ao propor o lúdico em sala de aula, tivemos como objetivo principal, complementar a tradicional aula expositivo-dialogada, dando ênfase ao seu lugar de importância dentro do ensino, mas percebendo o quanto, por vezes, o uso isolado dessa metodologia congela o aluno, o tornando mero agente passivo, apreendendo o conhecimento que lhe é transmitido sem o grau de criticidade necessário a formação de um ser humano que enxerga a si mesmo como motor capaz de mudar o que, no mundo a sua volta, parece estar fora do lugar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.