O Serviço Social é uma profissão interventiva e investigativa, em que os profissionais nela formados - os assistentes sociais - atuam nas múltiplas expressões da questão social, advindas da contraditória e dinâmica sociedade capitalista. As atribuições e competências dos/as assistentes sociais seja na educação ou em qualquer outra área, são orientadas e norteadas pelos princípios, direitos e deveres, inscritos no Código de Ética Profissional de 1993(CEP), na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.862/1993), bem como nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996).As competências e atribuições profissionais não se dissociam de uma direçãoético-política e sua tradução em procedimentos técnicos no cotidiano dos estabelecimentos educacionais, implica, necessariamente, no reconhecimento das condições objetivas a partir das quais se desenvolve o trabalho profissional.Os princípios e valores presentes no Código de Ética Profissional defendem a liberdade, autonomia, os direitos humanos, cidadania, direitos sociais e políticos, equidade e justiça social, ao pluralismo, dentre outros. Sendo contra todas as formas de preconceito, exploração de classe, etnia e gênero. Mediante o exposto opresente artigo, busca analisar o trabalho do assistente social junto à política de educação brasileira, como forma de contribuir para um trabalho interdisciplinar nas instituições públicas de ensino, que são permeadas por dilemas, contradições e problemáticas sociais, que tendem a influenciar negativamente no processo de ensino e de aprendizado dos alunos que ocupam estes espaços. O estudo surgiu a partir das discussões em sala de aula, durante as aulas lecionadas na disciplina Tópicos Especiais em Educação no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.