O trabalho cujo título “O perfil dos professores de Sociologia da rede estadual de ensino em Fortaleza”. Sua finalidade propõe um levantamento dos aspectos da formação acadêmica inicial e continuada dos profissionais do ensino na disciplina Sociologia que atua nas escolas de abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) – órgão agregado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Para tanto, fez-se uso de informações prestadas por uma amostra de 56 professores de Sociologia que atuam na área referida acima, tendo por base o ano letivo 2012. Foi encaminhado para o email de cada escola um questionário para ser respondido por 1 professor de Sociologia, contendo como elementos constitutivos: i) dados sobre a formação do professor; ii) dados sobre a condição profissional do professor; iii) ensino de sociologia. Associado a esta questão abordamos as especificidades da não formação de alguns desses professores na área das ciências sociais, além de questões que envolvem desde a experiência como professor aos aspectos ligados à formação continuada em serviço e/ou aos cursos de pós-graduação, visualizando os impactos desse contexto sobre o ensino da disciplina na educação básica. Esta é uma pesquisa de base empírica com abordagens qualitativa e quantitativa. Propõe uma reflexão sobre a formação de professores apoiada nas teorias que lhe dão suporte. Esta permitirá um mapeamento do perfil dos professores de Sociologia, possibilitando diagnosticar problemáticas sobre o Ensino da Sociologia tomando por base a formação dos professores em sua prática pedagógica.