O presente artigo tem como objetivo central discutir sobre o ensino de matemática na escola de educação básica do campo. Tendo como ponto de partida nossa pesquisa para conclusão do curso de especialização em matemática para o ensino fundamental em 2013, trazemos uma breve discussão sobre a necessidade da contextualização para uma aprendizagem significativa do ensino de matemática. Com a utilização da pesquisa qualitativa semiestruturada e bibliográfica, fizemos uso do instrumento de coleta de dados “questionário” que foi aplicada a uma turma com trinta (30) educandos do quinto (5º) ano do ensino fundamental. Para compor esse texto, recortamos a parte que diz respeito à fundamentação teórica de nosso trabalho, entendendo que essa opção metodológica nos ajudará a discutir sobre a importância de trabalhar uma matemática mais imbricada na vida dos educandos que moram no campo. Os alunos carregam consigo múltiplos saberes matemáticos ligados aos fazeres práticos de suas vivências no meio rural. As formas de contar, medir, as técnicas de armazenamento de sementes com uso de garrafas, denotam um saber matemático muito aplicado à vida cotidiana dos sujeitos. Enfatizamos que não basta trazer continhas secas aplicando verticalmente a realidade dos alunos em sala de aula com um discurso de contextualização, mas proporcionar a interação mútua entre ambos os saberes, os escolares e os apresentados pelos alunos.