LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7459 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1829 "inscrito_id" => 33018 "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES" "resumo" => "Os documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, dentre eles, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), do Ensino Fundamental, ao falarem da área de Ciências Naturais, deixa claro que numa sociedade em que se convive com a supervalorização do conhecimento científico e com a crescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico (BRASIL, 1997). Isso demonstra que o desenvolvimento científico e tecnológico torna-se fundamental como compromisso social, ou seja, que os sujeitos sejam capazes de utilizar seus conhecimentos em prol das demandas da sociedade, intervindo e buscando soluções para possíveis problemas. Nesta perspectiva percebe-se que para haver esse compromisso, os sujeitos devem, desde seus primeiros contatos com a instituição escolar, perceber como a Ciência tem influência para a sociedade, sobretudo, a sociedade em mudança, e de que forma essa influência poderá contribuir com o desenvolvimento da mesma. Sendo assim, cabem à escola e ao professor estabelecer o contato com essa área, propondo a construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a Tecnologia e com a Sociedade (BRASIL, 1997). Portanto fica evidente que o trabalho na área de Ciências Naturais tem uma estreita relação com a sociedade e as tecnologias, promovendo a formação de um sujeito capaz de estabelecer aplicações desses conhecimentos em seu cotidiano. Sabendo-se da importância que tal área possui (FUMAGALLI, 1998), nossa preocupação se centra na forma como é entendida essa proposta pelos professores dos anos inicias do Ensino Fundamental, já que a área do ensino Ciências, ao longo da sua história aqui no Brasil, não possuiu significativa importância para a aprendizagem dos alunos, tão logo dentro da formação dos professores (WEISSMANN, 1998), deixando marcas até os dias atuais, estas mostram que o Brasil está perdendo terreno na ciência e educação e, como resultado, no desenvolvimento econômico e social (UNESCO, 2005). Sendo assim, o objetivo deste trabalho é compreender qual a concepção do conceito de letramento científico possui os professores dos anos iniciais de Ensino Fundamental, especificamente nas turmas de 3º a 5º anos, de uma escola da rede pública estadual de Alagoas, e que implicações esta concepção traz para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto serão utilizados métodos como o estudo de caso (YIN, 2010) e como técnicas de coleta dos dados, a observação participante, entrevistas e analise documental, pois desta forma, entende-se que estes instrumentos, além de apresentarem características suscetíveis na interpretação dos dados a serem coletados, podem se complementar, permitindo, assim, conhecer melhor, o objeto estudado. Compreender o que pensam os professores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do conceito de letramento científico, é algo necessário para que possa ser refletido sobre qual perspectiva este conceito é trabalhado em sala e quais implicações são geradas no processo de ensino-aprendizagem, bem como a importância dada à área de Ciências, tendo em vista que a mesma tem fundamental importância na formação de sujeitos competentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_59_47_idinscrito_33018_9fc6f9abb667902f5176dd0d7da2a718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁDSON DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁDSON DE LIMA" "autor_email" => "adsonlima@globomail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7459 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1829 "inscrito_id" => 33018 "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES" "resumo" => "Os documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, dentre eles, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), do Ensino Fundamental, ao falarem da área de Ciências Naturais, deixa claro que numa sociedade em que se convive com a supervalorização do conhecimento científico e com a crescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico (BRASIL, 1997). Isso demonstra que o desenvolvimento científico e tecnológico torna-se fundamental como compromisso social, ou seja, que os sujeitos sejam capazes de utilizar seus conhecimentos em prol das demandas da sociedade, intervindo e buscando soluções para possíveis problemas. Nesta perspectiva percebe-se que para haver esse compromisso, os sujeitos devem, desde seus primeiros contatos com a instituição escolar, perceber como a Ciência tem influência para a sociedade, sobretudo, a sociedade em mudança, e de que forma essa influência poderá contribuir com o desenvolvimento da mesma. Sendo assim, cabem à escola e ao professor estabelecer o contato com essa área, propondo a construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a Tecnologia e com a Sociedade (BRASIL, 1997). Portanto fica evidente que o trabalho na área de Ciências Naturais tem uma estreita relação com a sociedade e as tecnologias, promovendo a formação de um sujeito capaz de estabelecer aplicações desses conhecimentos em seu cotidiano. Sabendo-se da importância que tal área possui (FUMAGALLI, 1998), nossa preocupação se centra na forma como é entendida essa proposta pelos professores dos anos inicias do Ensino Fundamental, já que a área do ensino Ciências, ao longo da sua história aqui no Brasil, não possuiu significativa importância para a aprendizagem dos alunos, tão logo dentro da formação dos professores (WEISSMANN, 1998), deixando marcas até os dias atuais, estas mostram que o Brasil está perdendo terreno na ciência e educação e, como resultado, no desenvolvimento econômico e social (UNESCO, 2005). Sendo assim, o objetivo deste trabalho é compreender qual a concepção do conceito de letramento científico possui os professores dos anos iniciais de Ensino Fundamental, especificamente nas turmas de 3º a 5º anos, de uma escola da rede pública estadual de Alagoas, e que implicações esta concepção traz para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto serão utilizados métodos como o estudo de caso (YIN, 2010) e como técnicas de coleta dos dados, a observação participante, entrevistas e analise documental, pois desta forma, entende-se que estes instrumentos, além de apresentarem características suscetíveis na interpretação dos dados a serem coletados, podem se complementar, permitindo, assim, conhecer melhor, o objeto estudado. Compreender o que pensam os professores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do conceito de letramento científico, é algo necessário para que possa ser refletido sobre qual perspectiva este conceito é trabalhado em sala e quais implicações são geradas no processo de ensino-aprendizagem, bem como a importância dada à área de Ciências, tendo em vista que a mesma tem fundamental importância na formação de sujeitos competentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_59_47_idinscrito_33018_9fc6f9abb667902f5176dd0d7da2a718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁDSON DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁDSON DE LIMA" "autor_email" => "adsonlima@globomail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }