O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR TEXTOS QUE ABORDAM QUESTÕES DE GÊNERO, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA ENGAJADA, QUE PODEM SER ADOTADOS COMO MATERIAL NA PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES(AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL II. O TRABALHO FOI REALIZADO COM BASE EM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS QUE ABORDAM QUESTÕES DE GÊNERO DE FORMA ARTICULADA COM RAÇA E CLASSE SOCIAL. A PRIMEIRA PARTE DO ARTIGO É UM DEBATE TEÓRICO A RESPEITO DO CONCEITO DE GÊNERO E A APRESENTAÇÃO DE DADOS QUE DEMONSTRAM DE QUE FORMA AS DESIGUALDADES SOCIAIS APARECEM E SE RELACIONAM EM NOSSA REALIDADE, APONTANDO PARA A IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR ESSAS QUESTÕES DENTRO DA ESCOLA. A SEGUNDA PARTE DO ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DO TRECHO QUE SE REFERE ÀS DISCUSSÕES DE GÊNERO DA POLÍTICA DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE, QUE PROPÕE ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O DOCENTE TRABALHAR AS RELAÇÕES DE GÊNERO. NA TERCEIRA PARTE SÃO APRESENTADOS SUGESTÕES DE TEXTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA COM O OBJETIVO DE PROMOVER O DEBATE DE GÊNERO, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO DOCUMENTO ANALISADO NA SESSÃO ANTERIOR: DJAMILA RIBEIRO (2018), CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE (2015; 2017), MARIA BETÂNIA ÁVILA (2001). CONCLUI-SE QUE VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE MARCADA POR DESIGUALDADES SOCIAIS E QUE NESTE CONTEXTO, É MUITO IMPORTANTE QUE NA PRÁTICA DOCENTE SE APRESENTE AOS(AS) ESTUDANTES FERRAMENTAS QUE POSSIBILITEM A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE COM JUSTIÇA DE GÊNERO.