Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

CURRÍCULO PARA A INTERCULTURALIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL E RELAÇÃO DE PODER

Palavra-chaves: CURRÍCULO ESCOLAR, DIVERSIDADE CULTURAL, RELAÇÃO DE PODER, GÊNERO, HETERONORMATIVIDADE Comunicação Oral (CO) ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira.
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O CURRÍCULO ESCOLAR COMO AGENTE NORTEADOR DA EDUCAÇÃO REQUER ABRANGER TODAS AS CULTURAS, SEM DISCRIMINAÇÃO E RELAÇÃO DE PODER. ESTUDOS SOBRE O CURRÍCULO VÊM MOSTRANDO ESSE INSTRUMENTO COMO MECANISMO DE CONTROLE DE UMA SOCIEDADE VOLTADA PARA INTERESSES ECONÔMICOS E HEGEMÔNICOS, TORNANDO-O HETERONORMATIVO, INDO CONTRA UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL DE EDUCAÇÃO. ISSO RESULTA EM EXCLUSÃO, MARGINALIZAÇÃO E SILENCIAMENTO DE GRUPOS CONSIDERADOS “MINORIAS”. SEGUIDA DESSAS PREMISSAS, A DISCUSSÃO DESSA PESQUISA SE PAUTA NA ABORDAGEM TEÓRICA, NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA, A FIM DE REFLETIR SOBRE O CURRÍCULO EDUCACIONAL COMO AGENTE DE RELAÇÃO DE PODER NO QUE CONCERNE A DIVERSIDADE CULTURAL. COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DE UM CURRÍCULO MONOCULTURAL, TRAZ APONTAMENTOS SOBRE A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO BASEADA NA MULTICULTURALIDADE E INTERCULTURALIDADE. O CURRÍCULO ESCOLAR É MARCADO POR PADRÕES CULTURAIS DE IDEOLOGIAS DOMINANTES, POR ISSO EVIDENCIAR TAIS PADRÕES SE FAZ NECESSÁRIO PARA ROMPER COM ESTEREÓTIPOS E MARGINALIZAÇÕES QUE ABRANGEM A EDUCAÇÃO.

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