O CURRÍCULO ESCOLAR COMO AGENTE NORTEADOR DA EDUCAÇÃO REQUER ABRANGER TODAS AS CULTURAS, SEM DISCRIMINAÇÃO E RELAÇÃO DE PODER. ESTUDOS SOBRE O CURRÍCULO VÊM MOSTRANDO ESSE INSTRUMENTO COMO MECANISMO DE CONTROLE DE UMA SOCIEDADE VOLTADA PARA INTERESSES ECONÔMICOS E HEGEMÔNICOS, TORNANDO-O HETERONORMATIVO, INDO CONTRA UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL DE EDUCAÇÃO. ISSO RESULTA EM EXCLUSÃO, MARGINALIZAÇÃO E SILENCIAMENTO DE GRUPOS CONSIDERADOS “MINORIAS”. SEGUIDA DESSAS PREMISSAS, A DISCUSSÃO DESSA PESQUISA SE PAUTA NA ABORDAGEM TEÓRICA, NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA, A FIM DE REFLETIR SOBRE O CURRÍCULO EDUCACIONAL COMO AGENTE DE RELAÇÃO DE PODER NO QUE CONCERNE A DIVERSIDADE CULTURAL. COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DE UM CURRÍCULO MONOCULTURAL, TRAZ APONTAMENTOS SOBRE A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO BASEADA NA MULTICULTURALIDADE E INTERCULTURALIDADE. O CURRÍCULO ESCOLAR É MARCADO POR PADRÕES CULTURAIS DE IDEOLOGIAS DOMINANTES, POR ISSO EVIDENCIAR TAIS PADRÕES SE FAZ NECESSÁRIO PARA ROMPER COM ESTEREÓTIPOS E MARGINALIZAÇÕES QUE ABRANGEM A EDUCAÇÃO.