A pesquisa abordada procurou compreender como tem sido o processo de inclusão escolar de um aluno com Síndrome de Down (SD) no ensino regular na cidade de Remígio, Estado da Paraíba. O aluno estudante da primeira série da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o único aluno adulto com a síndrome matriculado no ensino regular do município até o momento. A SD apresenta aspectos cognitivos e motores característicos e com graus diferenciados de acordo com cada indivíduo. Sob o foco da educação inclusiva que tem o propósito de oferecer um ensino de boa qualidade e que possa atender a todos, constitui-se esta pesquisa. Ela caracteriza-se por ume studo qualitativo, com a coleta de dados feita através de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram categorizados à luz da ideia de Bogdan e Bikle e analisados de acordo com fundamentos teóricos e aspectos legais. Constatou-se que se torna necessário um interesse maior dos responsáveis que compõem o ambiente escolar a respeito do que é SD e sobre as necessidades específicas que as pessoas com necessidades especiais apresentam durante o processo educacional, além de se perceber que ainda há um desconhecimento sobre a SD que acaba gerando certa insegurança por parte dos componentes da escola como a professora. A parceria entre os membros escolares e a família deve estar sempre presente, afim de aprimorar o processo de inclusão do aluno e dos futuros alunos com SD na instituição de ensino. O processo de inclusão é longo, mas necessário e pode ser alcançado por meio de adaptações curriculares, reformulação do Projeto Político Pedagógico e oferecimento de formação continuada permanentemente.