PONTOS DE VISTA, ARGUMENTAÇÃO E ENSINO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA NA ESCRITA DE ARTIGOS DE OPINIÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7791 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1921 "inscrito_id" => 4275 "titulo" => "PONTOS DE VISTA, ARGUMENTAÇÃO E ENSINO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA NA ESCRITA DE ARTIGOS DE OPINIÃO" "resumo" => "Desde 1980, os estudos em torno do desenvolvimento de propostas para o ensino de língua portuguesa no Brasil a partir dos referenciais dialógicos e sociointeracionistas que marcaram o início do século XX. Este texto tem como escopo a reflexão em torno de um dos aspectos que têm ganhado espaço nos debates sobre ensino de língua materna na educação básica brasileira: a argumentação. Objetivamos, pois, construir uma ponte de diálogos entre a prática de argumentar e o desafio de ensiná-la no ensino fundamental dos anos finais. A discussão que intentamos instaurar é amparada em alguns pressupostos teóricos, como os de Bakhtin (1997), Abreu (2008) e MEC (1998). Realizada dentro de parâmetros qualitativos, esta escrita reflete nossa interpretação acerca do fenômeno da argumentação e da sua inserção nos espaços escolares dentro das aulas de português e nas situações de produção escrita. Destacamos o artigo de opinião para mobilização da reflexão e ressaltamos a relevância social e pedagógica deste texto como mais um instrumento de consolidação de uma proposta de cidadania linguística que nasça, cresça e perpasse a escola e retorne à realidade dos seus sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO E ENSINO, ARTIGO DE OPINIÃO, PRODUÇÃO ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_17_54_40_idinscrito_4275_955ffcc27125b821576c43cb9e1960e9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIZA LOPES DUTRA SERAFIM" "autor_nome_curto" => "JAIZA LOPES" "autor_email" => "jaizadutra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7791 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1921 "inscrito_id" => 4275 "titulo" => "PONTOS DE VISTA, ARGUMENTAÇÃO E ENSINO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA NA ESCRITA DE ARTIGOS DE OPINIÃO" "resumo" => "Desde 1980, os estudos em torno do desenvolvimento de propostas para o ensino de língua portuguesa no Brasil a partir dos referenciais dialógicos e sociointeracionistas que marcaram o início do século XX. Este texto tem como escopo a reflexão em torno de um dos aspectos que têm ganhado espaço nos debates sobre ensino de língua materna na educação básica brasileira: a argumentação. Objetivamos, pois, construir uma ponte de diálogos entre a prática de argumentar e o desafio de ensiná-la no ensino fundamental dos anos finais. A discussão que intentamos instaurar é amparada em alguns pressupostos teóricos, como os de Bakhtin (1997), Abreu (2008) e MEC (1998). Realizada dentro de parâmetros qualitativos, esta escrita reflete nossa interpretação acerca do fenômeno da argumentação e da sua inserção nos espaços escolares dentro das aulas de português e nas situações de produção escrita. Destacamos o artigo de opinião para mobilização da reflexão e ressaltamos a relevância social e pedagógica deste texto como mais um instrumento de consolidação de uma proposta de cidadania linguística que nasça, cresça e perpasse a escola e retorne à realidade dos seus sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO E ENSINO, ARTIGO DE OPINIÃO, PRODUÇÃO ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_17_54_40_idinscrito_4275_955ffcc27125b821576c43cb9e1960e9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIZA LOPES DUTRA SERAFIM" "autor_nome_curto" => "JAIZA LOPES" "autor_email" => "jaizadutra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }