O mundo globalizado requer cada vez mais sujeitos formados e informados que saibam enfrentar os problemas de seu tempo. Entende-se que, como educadores, precisamos desenvolver competências e habilidades que promovam aprendizagens mediadas também pelas mídias e recursos tecnológicos. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as crenças e percepções dos professores acerca do uso de mídias e recursos tecnológicos no ensino de Biologia, à luz do discurso investido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, cujos mesmos referenciais foram adotados como aporte teórico bibliográfico a então pesquisa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, que, segundo Minayo (1994) é aquela que se desenvolve em ambiente natural, os dados são coletados a partir de descrições de pessoas, situações, acontecimentos, incluindo-se transcrições de entrevistas, depoimentos e outros. A pesquisa foi realizada em escolas públicas estaduais de Barão de Grajaú-MA: Centro Integrado de Ensino Ney Braga e Centro de Ensino Médio Aristides Lobão. Para coleta dos dados utilizamos uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de forma a interrogá-los sobre a temática em discussão, além das atividades in loco com a observação das aulas desses professores. Adotou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1985), onde se fez uma organização das idéias incluídas para, posteriormente, analisar os elementos e as regras que a determinam. Os resultados revelaram que os professores entendem a inevitabilidade do uso das tecnologias, bem como os aspectos que contribuem para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem dos conteúdos de ensino. Dentre os recursos didáticos e mídias tecnológicas, os mais utilizados pelos professores são: a TV, e o Livro didático, esse é utilizado por todos os investigados. O uso de Data show e notebooks ainda são escassos e de softwares educativos é inexistente nas escolas investigadas. Portanto conclui-se que ainda há o despreparo e falta de iniciativa na operacionalização. Entretanto, vimos que, mesmo de forma sutil, existe uma preocupação em adequar-se a realidade de hoje, e vivenciar o que está proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.