REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADES E DESAFIOSPEREIRA,Carmen Lúcia Figueirêdo karmenlucya@hotmail.comSEDUC-PMCGResumo: Neste estudo focalizamos as concepções de linguagem utilizadas em um trabalho desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I de uma Escola Pública Municipal de Campina Grande. Propomos como objetivo geral refletir analiticamente sobre quais os desafios e possibilidades no ensino da produção textual. Como aporte teórico subjacente ao estudo a ser realizado faremos uso das dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (1997) e do Manual do Livro Didático utilizado pela professora: NEVES & LOPES Aprender e Criar. Língua Portuguesa - 4º Ano (2011). Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho descritivo-interpretativa, classifica-se também como pesquisa-ação de base empírica, “realizada em estreita participação entre os actantes envolvidos na “pesquisa” de forma colaborativa, de modo a promover uma mudança social no ambiente de ensino analisado” (BARBIER, 2004). Considerando a pesquisa etnográfica como a trajetória a ser seguida em busca de respostas para nossos anseios profissionais, vislumbramos na técnica da observação participante subsídios para melhor apreender os aspectos teóricos- metodológicos que embasam o presente estudo, com base nos trabalhos de autores que tratam da pesquisa etnográfica a exemplo de André (1995), Mattos (2011). Utilizamos a observação participante com o objetivo de responder as questões: (1) Que concepção de linguagem subjaz a prática docente da professora colaboradora? (2) Como ocorre a mediação pedagógica com base na metodologia das atividades de linguagem propostas pela professora? Finalizamos o artigo discutindo brevemente como a concepção de linguagem adotada pelo professor reflete a sua prática docente enquanto mediador das praticas de escrita em sala de aula. Palavras-chave: Linguagem. Ensino.Produção Textual.Palavras Chave LINGUAGEM, ENSINO, PRODUÇÃO TEXTUAL