O professor de português tem um papel importante na vida dos alunos. Sua função é conscientizar e formar um aluno para a vida em sociedade, construindo de forma mediada o conhecimento, visando unicamente o crescimento intelectual do sujeito, trazendo e respeitando as diferenças sociais e linguísticas para construirmos dessa maneira uma sociedade melhor. Partindo do pressuposto de que se deve trabalhar a leitura e a escrita no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de língua portuguesa, o objetivo geral que norteou este trabalho foi analisar a contribuição no ensino e aprendizagem da leitura na Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Jerônimo Neto”, através do Projeto: Viajando e aprendendo com Zé do Livro. Foi utilizado como instrumento metodológico estudos e pesquisas já realizadas sobre o tema na literatura, através pesquisa bibliográfica como também estudo de caso com a obtenção de dados primários por meio de questionários aplicados aos 14 professores do ensino fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Jerônimo Neto”, localizada na cidade de Paulista - PB. Verificou-se com a pesquisa que após a execução do Projeto: Viajando e Aprendendo com Zé do Livro, ocorreram melhorias na prática a leitura, escrita, bem como na oralidade. Outro fato importante é a participação das famílias no referido projeto. Tudo isso só corrobora com as ideias traçadas pelo PCNS (1998), onde diz que é tarefa do professor estar continuamente aprendendo no seu próprio trabalho, procurar novos caminhos e novas alternativas para o ensino, avaliar e experimentar novas atividades e recursos didáticos, criar e recriar novas possibilidades para sua sala de aula e para a realidade escolar.