A alfabetização é um campo de convergências e divergências pedagógicas que se configurou historicamente a partir da concepção, dos métodos e das práticas de ensino que direcionou por muito tempo a ação docente nesse universo. Nesse contexto, o presente artigo que tem como objetivo refletir sobre as implicações pedagógicas na ação docente do professor alfabetizador do ciclo de alfabetização frente ao Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Trata-se de uma de uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de SOARES (2004), CAGLIARI (2001), MEDONÇA (2014) e documental tendo como objeto de análise os cadernos de formação do 1º ano do ensino fundamental. Assim, num primeiro momento, faremos uma breve alusão sobre a trajetória histórica da alfabetização com foco na sua concepção, nos métodos de ensino e as práticas pedagógicas nela desenvolvida. Num segundo momento, será apresentada a alfabetização no contexto atual da educação brasileira a partir do PNAIC. Em seguida, refletiremos sobre as implicações pedagógicas que programa propõe para a prática docente do professor alfabetizador.