O presente artigo tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do desenvolvimento moral segundo a concepção de Lawrence Kohlberg, e consequentemente abrir a possibilidade de repensar nossa prática educacional e escolar, convergindo no processo ensino aprendizagem ações que permitam aos alunos atingirem maior maturidade cognitiva e autonomia moral, auxiliando aos alunos tomarem a base do protagonismo de sua própria história. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos em sites confiáveis que tratassem da temática “desenvolvimento Moral”, especificamente do pensamento de Kohlberg. Para o autor, o desenvolvimento moral é dividido em três níveis, que são universal e hierárquico; e perpassam desde as criança que segue as regras de forma a não ser castigada ou de forma a tirar vantagem, até o valor moral, não está localizado na leis, mas em princípios de base universais. Kohlberg teve seus trabalhos inspirados na obra de Piaget que através da observação das crianças nos jogos, pode perceber como se constituía a formação do comportamento moral, e postulou que esse se dava em duas fases 1) moralidade heterônoma: a criança se comportam em grande maioria, reproduzindo de valores exteriores a criança, sem a liberdade de concebê-las; 2) moralidade autônoma: a criança sai da posição egocêntrica, agindo suas ações na reciprocidade e igualdade. Segundo as pesquisas realizadas por Kohlberg, a maioria dos adultos encontram estagnados em níveis baixos do desenvolvimento moral, sendo meros reprodutores das normas sociais concebendo-as como imutáveis, o que impossibilita uma reflexão critica do mundo a sua volta e consequentemente a mudança do mesmo.