A educação é uma das instituições sociais de caráter fundamental pelo seu papel formador da cidadania e transformador da sociedade. A escola se revela um reflexo da sociedade capitalista, de modo que as manifestações das expressões da “Questão Social” apresentam-se em seu contexto e marcam o acesso, permanência e desempenho dos alunos. A influência dos fatores sociais, políticos e econômicos colocam os professores em difícil situação, não referente à qualificação, mas porque a realidade posta vai além de suas atribuições. Nesse sentindo, foi produzida uma pesquisa pelo Grupo de Trabalho de Serviço Social na Educação (GTSSEDU) vinculado a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no intuito de fortalecer e de perceber seu papel de responsabilidade social para e com a sociedade, baseado na sua tríplice de Pesquisa, Ensino e Extensão. Essa pesquisa visava perceber através dos olhares e saberes dos atores de escolas pública de quatro municípios do Recôncavo da Bahia: Cachoeira, Santo Amaro, Maragogipe e Salvador, a influencia das mazelas sociais da questão no interior das escolas. Destarte, reconhecendo a “Questão Social” como alicerce do Serviço Social e compreendendo as deficiências da escola exteriores a ela, este artigo vem defender a educação como campo sócio-ocupacional do Assistente Social, baseados em seu projeto Ético-Político Profissional.