O presente trabalho configura-se como um relato de experiência resultado de ação didático-pedagógica em andamento, na Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira juntamente, com alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB em parceria com as escolas da rede pública de ensino do município de Campina Grande/PB, cuja abordagem central é sobre “O processo de aquisição da leitura e da escrita de alunos com deficiência intelectual”. Objetiva-se, portanto, destacar a contribuição da efetivação de um projeto didático de intervenção pedagógica de atendimento educacional especializado junto a alunos com deficiência intelectual para que estes avancem no processo de aprendizagem da leitura e escrita juntamente, com as suas turmas regulares. Partiu-se do pressuposto de que historicamente, a deficiência intelectual vem sendo considerada uma impossibilidade de participação social e educativa do sujeito, com base numa visão que segrega e subestima as possibilidades do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual. Ou seja, há uma descrença por parte da sociedade e, por conseguinte, das escolas quanto à capacidade de aprendizagem da leitura e da escrita de alunos com deficiência intelectual. Tal problemática aponta para uma imperiosa necessidade de garantia do direito de tais sujeitos a aprendizagem, não bastando apenas à efetivação da matrícula e/ou permanência na escola, mas uma intervenção pedagógica que garanta a efetiva aprendizagem dos mesmos, oferecendo um apoio pedagógico que respeite as suas características próprias dentro de suas possibilidades.