Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERTÃO PARAÍBANO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCANDOS, MOTIVAÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7283
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1928
    "inscrito_id" => 33343
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERTÃO PARAÍBANO"
    "resumo" => "este trabalho tem como objetivo relatar a vivencia de duas estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, em uma turma da educação de jovens e adultos na escola municipal Rosa Dias do Nascimento na cidade de Poço Dantas-PB. O objetivo deste estudo foi compreender a prática docente em sala de aula e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem na EJA. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa semiestruturada através do uso de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os alunos que frequentam a escola são oriundos de comunidades rurais e urbanas, também são filhos de agricultores, funcionários públicos e aposentados. Durante a vivência, tivemos a oportunidade de conhecemos melhor a realidade de cada um, alguns educandos já haviam frequentado a escola na época do MOBRAL, mais foi preciso parar por falta de tempo e condições financeiras, pois tinham que comprar o material. Enquanto outros estavam começando a estudar, falavam que esta estudando era motivo de orgulho, esperavam que através da escola, ampliassem seus conhecimentos na leitura e na escrita. Para eles o retorno a escola representa uma conquista, desejam recuperar o tempo perdido devido questões econômicas, excesso de trabalho e etc."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCANDOS, MOTIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_18_35_05_idinscrito_33343_79b161957f28eccf667b713f735d0016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA FRANCISCA DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEFA VIEIRA"
    "autor_email" => "josefa-74@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7283
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1928
    "inscrito_id" => 33343
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERTÃO PARAÍBANO"
    "resumo" => "este trabalho tem como objetivo relatar a vivencia de duas estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, em uma turma da educação de jovens e adultos na escola municipal Rosa Dias do Nascimento na cidade de Poço Dantas-PB. O objetivo deste estudo foi compreender a prática docente em sala de aula e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem na EJA. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa semiestruturada através do uso de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os alunos que frequentam a escola são oriundos de comunidades rurais e urbanas, também são filhos de agricultores, funcionários públicos e aposentados. Durante a vivência, tivemos a oportunidade de conhecemos melhor a realidade de cada um, alguns educandos já haviam frequentado a escola na época do MOBRAL, mais foi preciso parar por falta de tempo e condições financeiras, pois tinham que comprar o material. Enquanto outros estavam começando a estudar, falavam que esta estudando era motivo de orgulho, esperavam que através da escola, ampliassem seus conhecimentos na leitura e na escrita. Para eles o retorno a escola representa uma conquista, desejam recuperar o tempo perdido devido questões econômicas, excesso de trabalho e etc."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCANDOS, MOTIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_18_35_05_idinscrito_33343_79b161957f28eccf667b713f735d0016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA FRANCISCA DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEFA VIEIRA"
    "autor_email" => "josefa-74@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

este trabalho tem como objetivo relatar a vivencia de duas estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, em uma turma da educação de jovens e adultos na escola municipal Rosa Dias do Nascimento na cidade de Poço Dantas-PB. O objetivo deste estudo foi compreender a prática docente em sala de aula e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem na EJA. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa semiestruturada através do uso de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os alunos que frequentam a escola são oriundos de comunidades rurais e urbanas, também são filhos de agricultores, funcionários públicos e aposentados. Durante a vivência, tivemos a oportunidade de conhecemos melhor a realidade de cada um, alguns educandos já haviam frequentado a escola na época do MOBRAL, mais foi preciso parar por falta de tempo e condições financeiras, pois tinham que comprar o material. Enquanto outros estavam começando a estudar, falavam que esta estudando era motivo de orgulho, esperavam que através da escola, ampliassem seus conhecimentos na leitura e na escrita. Para eles o retorno a escola representa uma conquista, desejam recuperar o tempo perdido devido questões econômicas, excesso de trabalho e etc.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.