O estudo apresenta a relação entre a pobreza e educação nos estudos teóricos-conceituais no período entre 2000 – 2010. Sua discussão central está em compreender a pobreza como uma das faces da exclusão e processos sociais cujo foco é a educação do aluno pobre e seu processo de escolarização. É parte da dissertação desenvolvida no curso de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd), vinculado à Linha de Pesquisa: Educação Inclusiva e Processos Educacionais, Projeto: Gênero e Pobreza: Práticas, Políticas e Teorias Educacionais - Imagens de escolas ,. O objetivo deste estudo foi investigar, analisar e categorizar a relação entre a pobreza e a educação a partir de produções acadêmicas que discutiram as temáticas, com dados de natureza teórico-conceitual, com a produção entre os anos de 2000 e 2010. A abordagem metodológica foi a revisão bibliográfica, através do acesso a teses, dissertações e artigos científicos da literatura nacional, que foram analisados com o auxílio de mapas conceituais e do software Atlas.ti. Os resultados com base nas tematizações que surgiram da análise dos dados apontam para a Pobreza: processos sociais e a Educação: desigualdade e exclusão. Dentre os autores que contribuíram para a fundamentação teórica e epistemológica do estudo destaca-se Castel (2005; 2008; 2010) Paugam (2003, 2004). Neste sentido, o estudo contribuiu para analisar a escolarização do aluno que vive em situação socioeconômica desfavorecida.