MOURA, Paulo Roberto Ferreira De. Alfabetizar e letrar: um novo contexto. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6881>. Acesso em: 23/11/2024 22:59
O presente texto faz uma análise a partir de discussões construídas com base em estudos teóricos científicos que consolidam e fundamentam um novo modelo de alfabetização, onde o letramento faz parte de um novo contexto sem separação. Estudos científicos, produções literárias e pesquisa são construídos, elaborados e aplicados com finalidades de uma melhor compreensão do saber alfabetizador, mesmo sendo uma fala pouco interpretada pelos educadores que se encontram nas salas de aula do primeiro ciclo da educação básica. Alfabetizar pode compreender a codificação do sistema de escrita alfabética, porém letrar baseia-se na ação efetiva e uso dos códigos. Estes conceitos simples e inacabados precisam de maior posse por parte de professores atuantes e por aqueles que se encontram nos cursos de licenciatura, pois até então muitas graduações possuíam grades curriculares formuladas e constituídas por conteúdos vazios e sem sentidos. O trabalho se consolidou a partir de necessidades apresentadas em uma oficina de linguagens para o primeiro ciclo de alfabetização onde questionamentos e duvidas ainda presentes no cotidiano pedagógico foram apresentadas, o que nos faz compreender que estes conceitos e definições ainda não são realmente compreendidos e muito menos solidificados em sala de aula, não que as práticas de ensino estejam erradas, mas que necessitam de uma nova roupagem para que se efetivem o que realmente interessa aos educandos e os educadores: o ensino aprendizagem. Assim o que pode ser percebido, mesmo o texto tendo como base teorias e cientificidade, que alfabetizar e letrar precisam ser incorporados nas didáticas de sala de aula formulando uma pedagogia única onde não se separa letras e códigos da ação social que cada indivíduo pratica e está inserido.