Falar de Histórias infantis é tentar descrever um mundo imaginário, no qual levamos a criança através da leitura, expressar sentimentos e usar da imaginação para criar personagens e recontar histórias do seu modo, e com isso tentar separar o mundo real do imaginário. No entanto os contos infantis tem importância no aprendizado e desenvolvimento da leitura. Mas, nem sempre foi assim, no decorrer do texto perceberemos algumas mudanças que ocorreram durante os séculos até agora transformando os contos infantis em material pedagógico para o uso em sala de aula e projetos de leitura para despertar na criança o interesse pela leitura e manuseio dos livros. É com esse intuito que diversos projetos de leitura tem sido realizado nas instituições de ensino, para tentar fazer com que a criança tenha contato com a leitura utilizando dos contos que transmitem para a criança uma linguagem lúdica e de fácil entendimento. Os projetos de leitura muitas vezes são deixados pela metade, tanto por falta de livros nas instituições de ensino, quanto incentivo dos professores preocupados com o conteúdo a ser lançado em sala de aula. No entanto, podemos realizar uma contextualização entre o conteúdo e os contos, trabalhando de forma que transmita curiosidade no aluno, ele aprende de forma prazerosa, questionando e participando das aulas com mais segurança. Pensando nisso, nosso projeto “Bagagem Literária”, transmite ao aluno o prazer da leitura e a capacidade de reinventar as histórias contadas desde a época das avós. Portanto através desse projeto e de tantos outros que envolvem leitura, fazemos dos nossos alunos seres pensantes e formadores de opinião.