SOUZA, Viviane Gomes De et al.. Práx de química: uma nova visão de ensino. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7827>. Acesso em: 28/12/2024 05:17
O ensino de Química na atualidade baseia-se praticamente em repassar conteúdos e afirmações através de fórmulas e teorias. É notório que o ensino dessa ciência não deve apenas consistir nessa finalidade, é de fundamental importância que ela forme e contribua para a formação de cidadãos críticos, ou seja, alunos pensantes e atuantes no meio sociocultural.A partir de estratégias que estejam fundamentadas em princípios de contextualização, busca-se desenvolver competências e habilidades, trabalhando com temas e conteúdos do ensino, que contribua para o desenvolvimento do cognitivo, afetivo e social dos alunos. As ações envolverão atividades experimentais na tentativa de superar a dicotomia teoria pratica no favorecimento da apropriação conceitual e da motivação pelo estudo da Química, além de fazer uma distorção da imagem da mesma através apresentação histórica dessa ciência e de sua importância para sociedade. O conhecimento adquirido por graduandos de Química e alunos participante do projeto Ações construtivas no conhecimento químico em escolas públicas da Paraíba se destaca por utilizar novas metodologias para o processo ensino aprendizagem da disciplina Química, despertar nos alunos o interesse pela disciplina Química e a descoberta de talentos para a Química nas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública. Para os monitores, destaca-se a experiência profissional adquirida, para os alunos, a contextualização é utilizada como princípio norteador no processo de ensino na qual os contextos de estudo são objetos de conhecimento tão ou mais importantes que os conceitos científicos.