Sabemos da importância do texto na sala de aula, e que o ensino pautado no texto é de suma importância nas aulas de língua portuguesa, porém existe dificuldades nas aulas de língua portuguesa nas escolas públicas, fazendo com que o ensino-aprendizagem não tenha tanta eficácia, especificamente o ensino de literatura. Entendemos que a pouca carga horária da disciplina, e professores que ainda utilizam de metodologias tradicionais e que não procuram se deter de novos mecanismos de aprendizagem, faz com que este ensino não seja tão propício e não favoreça três princípios importantes: leitura, escrita e oralidade. Todavia a nossa pesquisa partiu das observações do estágio, quando na oportunidade estávamos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual da Paraíba. Sendo assim objetivamos mostrar e ao mesmo tempo refletir a prática dos professores de LP, e como o ensino de gêneros literários pode facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos, inovando em novos métodos e indo a encontro com novas abordagens de ensino através do PCN’s. Usaremos como aporte teórico GUEDES (2006) que enaltece nossos questionamentos sobre a formação do professor de línguas, bem como a importância do professor reflexivo em sala de aula, trabalhando a realidade do aluno. Como também ANTUNES (2003) que esclarece sobre o ensino de língua portuguesa sobre três eixos: leitura, escrita e gramática, assim como outros autores que corroborem diretamente com esta propositura. Nortearemos que o processo de leitura é de suma importância na sala de aula, assim como a interação entre professor/aluno, da mesma forma que o estágio supervisionado é de grande valia na nossa formação enquanto professores de língua materna.