INTRODUÇÃO: A educação superior seja ela em qualquer forma de transmissão, constitui um fator de mudanças na vida de jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competências, habilidades, crescimento pessoal, profissional e visão sistêmica de sociedade como um todo. Compreender a concepção de jovens egressos no ensino superior, influência a instituição e aos colaboradores desenvolverem práticas de leituras, pesquisas e questionamentos de problemas cotidianos para um novo entendimento de mundo. Para tanto, o estudo consiste na norteadora pergunta em investigar “quais contribuições que a leitura proporciona na produção de artigo científico acadêmico aos egressos no ensino superior”? Diante disso, foram traçados os seguintes objetivos: 1. Estudar a forma de produção de artigos acadêmicos científicos na UNOPAR – Polo Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2. Realizar pesquisas bibliográficas para fundamentos teóricos. 3. Identificar a importância do portfólio no incentivo a leitura no ensino EaD. METODOLOGIA: Para atender os objetivos propostos, foram utilizados a forma defendida por Vergara (2007), tratando-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Quanto aos fins, a mesma caracteriza-se como exploratória, descritiva, explicativa e aplicada; e quanto aos meios, foi bibliográfica e pesquisa de campo. Os sujeitos foram constituídos por Alunos de cursos distintos de nível superior da UNOPAR - Santa Cruz do Capibaribe – PE, onde o universo da mesma foi formado por 650 alunos egressos nas áreas de Letras, Administração, Pedagogia, Matemática e Educação Física. O questionário foi distribuído para discentes, escolhidos por critério de acessibilidade no mês de Abril de 2014. Desse total, conseguiu-se uma amostra de 133 respondentes, a qual corresponde a um percentual de quase 20,46% do universo de alunos egressos pela instituição. É importante destacar que o instrumento dos dados foi validado através de pré-teste, fazendo com que a versão final do questionário fosse facilmente interpretado pelos consultados. RESULTADOS: Dentre os principais resultados, detectaram-se os sentimentos de segurança, entendido como uma resposta positiva ao aceitamento do portfólio semestral, visto como instrumento de avaliação, utilizado pelo professor como mecanismo de controle e julgamento dos estudantes. A compreensão dessa ferramenta tornou-se cada vez mais aceito pelo educando de modo que ele demostrou resultados satisfatórios, alcançados ao longo do desenvolvimento das disciplinas ofertadas nas graduações de cursos distintos. CONCLUSÃO: A partir da realização desta pesquisa, comprovou-se que a leitura na produção de um trabalho acadêmico científica é de extrema importância na formação profissional e, através disto as universidades usam como ferramenta de leitura e prática da escrita os portfólios semestrais, que além de alavancar os resultados das organizações que promovem educação superior de cunho EaD, agregam valor à sua marca, o que constitui um resultado qualitativo imensurável, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento adquirido através da Produção Acadêmica Cientifica.